Track day: a oportunidade de pisar fundo em um autódromo profissional Saiba como funciona esse evento que permite ao piloto de rua acelerar seus carros em pistas de alta velocidade gplus
   

Track day: a oportunidade de pisar fundo em um autódromo profissional

Saiba como funciona esse evento que permite ao piloto de rua acelerar seus carros em pistas de alta velocidade

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Quem nunca sonhou pisar no acelerador até o carro atingir a velocidade máxima? Infelizmente, por aqui não temos estradas tão rápidas (e seguras) como as alemãs, que possuem trechos sem limite de velocidade. Entretanto, nem por isso você precisa desistir de seu sonho. O Brasil está recheado de autódromos em que são realizados track days.

Em português, track day significa “um dia na pista”, e é mais ou menos isso mesmo que acontece. Nesse dia, autódromos são abertos para que pessoas comuns pisem fundo e desfrutem o máximo que seus carros podem oferecer.

Geralmente organizados por auto clubes, esse tipo de evento não tem caráter de competição e manobras perigosas, como ultrapassagem em curvas, costumam ser proibidas. Contudo, as regras vigentes em cada track day podem variar de acordo com a pista e a organização. Em alguns casos, o tempo de voltas é cronometrado e os mais velozes do dia ganham horas extras na pista.

Os preços de um track day são bastante variados e dependem muito da quantidade de horas que o piloto ficará na pista e em que autódromo será realizado o evento. Em geral os valores vão de 200 a 900 reais. 

Para participar desse evento o piloto deve ser habilitado e possuir um carro com documentações em dia. É imprescindível o uso de acessórios de segurança, como capacete e macacão. 

Conheça alguns autódromos em que são realizados os track days.

Mundialmente conhecido, o Autódromo Internacional de Interlagos dispensa apresentações. Palco de uma das corridas mais tradicionais da Fórmula 1, essa pista tem o poder de gerar calafrios até nos mais experientes fãs do automobilismo.

Velo Città
Com 3.493 metros e 14 curvas, o Autódromo Velo Città possui retas que possibilitam ao piloto atingir altíssimas velocidades. Localizado em Mogi Guaçu, o autódromo começou a ser utilizado em 2012 e é considerado um dos mais modernos do Brasil. Apesar de ser uma pista relativamente jovem, ela já protagonizou corridas de Porsche GT3 Cup Challenge e de Mitsubishi Lancer Cup.

Tarumã
Um dos circuitos mais antigos do Brasil, o Autódromo Internacional de Tarumã, que fica em Viamão, próximo a Porto Alegre, existe desde a década de 70. Recapeada em 2004, sua pista possui nove curvas ao longo dos 3,093 de extensão. Além dos track days, o circuito de Tarumã também sedia corridas de Stock Car e os tradicionais Racha Tarumã, que são frequentemente realizados no local.

Velopark
O Velopark, como seu próprio nome sugere, é um parque automobilístico. Entre as diversas pistas do parque, que fica na cidade gaúcha Nova Santa Rita, o suprassumo é o Autódromo Internacional do Velopark. Inaugurado em 2010, o autódromo tem 2.278 metros de pista e uma infraestrutura que conta com 20 boxes. A Stock Car faz parte da agenda do Velopark desde 2010.

Circuito dos Cristais 
Localizado a 148 quilômetros de Belo Horizonte o autódromo fica na pequena cidade mineira de Curvuelo. A pista, conhecida como Circuito dos Cristais, tem cerca de 4.400 metros e conta com 18 curvas. Apesar do autódromo ter sido inaugurada nesse ano, já rolou track day em seu asfalto. Ainda em novembro, ela sediará sua primeira corrida de Stock Car.


Guilherme de Souza Guilherme