O Pablo Escobar que não está em Narcos Série “El Patrón del Mal” satisfaz até os mais exigentes espectadores, ávidos pela história do maior traficante das América gplus
   

O Pablo Escobar que não está em Narcos

Série “El Patrón del Mal” satisfaz até os mais exigentes espectadores, ávidos pela história do maior traficante das América

Confira Também

Foram 74 capítulos. Aproximadamente 3.330 minutos. O equivalente a 55 horas (ou 2 dias e mais uma manhã). Este foi o tempo que investi – e me entreti – para completar mais uma (excelente) série exibida pela Netflix: Pablo Escobar – El Patrón del Mal.

Produzida no início da década pela TV Caracol (uma espécie de Rede Globo – ou talvez SBT? – da Colômbia), a série-novela é uma riquíssima narrativa sobre a infância, adolescência, vida adulta – auge e queda – do intrigante Pablo Escobar. 

Se Narcos, em sua primeira temporada, fez renascer a história do “Capo”, El Patrón del Mal preenche lacunas, esclarece, esmiúça, detalha a trajetória de um homem amado e odiado por multidões, na Colômbia e no mundo. Com toques de novela mexicana do SBT (ou mesmo das recentes produções turcas transmitidas pela Band), pecando em alguns momentos por falhas de fotografia e dramaticidade exagerada, a série contrabalanceia estes pontos fracos com uma narrativa impecável, vibrante e cheia de momentos de tensão.

Nela, contrariamente à série protagonizada por Wagner Moura, temos acesso a um Escobar mais humano, híbrido: capaz de planejar a explosão de uma bomba que atinja dezenas de inocentes civis ao mesmo tempo que afaga um de seus filhos. Um homem que perde a cabeça por uma amante que, em dado momento, lhe ignora; que fica cheio de temores e paranoias quando seus inimigos finalmente começam a encurralá-lo – mas que, com uma frieza ímpar, encomenda mortes como se estivesse chamando uma pizza delivery.

El Patrón de Mal traz também um rico acervo audiovisual da época, escancarando a perplexidade e comoção presentes na sociedade colombiana. Isto também permite entrarmos mais a fundo no cenário pintado por Escobar e seus sócios de cartel, mostrando o verdadeiro drama que figuras importantes da Colômbia viveram: ministros, candidatos à presidência, militares. São muitas as figuras – e famílias – que sofreram o impacto de um tsunami chamado Pablo Emilio Escobar Gaviria.

Em mais uma comparação, enquanto Narcos foi construída sob a ótica de um agente ianque, a série da TV Caracol tem no narcotraficante sul-americano seu personagem principal e absoluto. A bem da verdade, El Patrón del Mal passa longe do papel norte-americano nesta história. O foco é a Colômbia com suas peculiaridades e mazelas.

Por fim, se me perguntam qual das duas séries é melhor, meu placar pessoal é um disputado 10 a 9 para a produção colombiana. Em tempos de expectativa pela segunda temporada de Narcos, aproveite para conhecer El Patrón del Mal. A satisfação é garantida!

Curiosidade 1: ao longo dos meses que fui assistindo El Patrón del Mal tive a curiosidade de buscar notícias, vídeos, imagens da época. Fiquei (ainda mais) impressionado com as semelhanças dos atores e as figuras da vida real. A produção caprichou neste quesito!

Curiosidade 2: você seguramente encontrará algumas diferenças nas narrativas de Narcos e El Patrón del Mal. Fatos que remetem a obstáculos relacionados a direitos autorais passando por versões e pontos de vista distintos em seu bojo. Como sou metido a historiador, procurei analisar ambas versões em comparação com que viveu de fato muito próximo ao “Capo”: seu filho (falei um pouco sobre esta obra literária neste artigo). Resultado: há muito mais semelhanças com as histórias da série colombiana do que encontramos em Narcos, o que nos faz inferir que a primeira produção pode realmente ser uma versão “mais próxima da verdade histórica”.

Curiosidade 3: a trilha musical de El Patrón del Mal é lindíssima. Contemplando de hip hops (o tema principal você pode escutar aqui) a lindos temas mais lentos (meu predileto é El Guerrero), são um atrativo à parte.       

 


Rodrigo Moreno