E o nariz e as orelhas só crescem Quanto mais velhos ficamos, mais essas partes do corpo aumentam de tamanho. Mas a qualidade da audição e da respiração não gplus
 
 
 

E o nariz e as orelhas só crescem

Quanto mais velhos ficamos, mais essas partes do corpo aumentam de tamanho. Mas a qualidade da audição e da respiração não

Já reparou o tamanho das orelhas e do nariz do seu avô? Bem grandes, não é? Mas você pode perceber através de fotos antigas que elas já tiveram um tamanho normal. E isso é bastante comum. Faz parte do processo de envelhecimento do homem.

Diversos estudos já foram feitos e comprovam tal premissa. Um dos mais detalhados sobre o alargamento dessas estruturas foi publicado na revista “The Laryngoscope”, em 2001, e contou com a participação de quase dois mil voluntários.

Os pesquisadores japoneses responsáveis por este trabalho constataram que não se trata de um crescimento como acontece com os ossos, mas sim de um aumento de tamanho ocasionado pela flacidez e o desgaste da gordura da pele, além do fato de a cartilagem dessas partes do corpo não se calcificarem.

As duas estruturas são formadas por um tipo de cartilagem diferente da que existe no resto do corpo. Logo após nascer, o ser humano já apresenta um esqueleto bastante ossificado, mas as extremidades de diversos ossos mantêm regiões cartilaginosas que continuam a crescer. Por isso, tanto o nariz quanto a orelha mudam de aspecto e tamanho ao longo do tempo. 

Em compensação, enquanto ambos crescem com o passar dos anos, tanto a audição como a capacidade respiratória diminuem progressivamente.