Olimpíadas: sexo, bebedeira e violência nos Jogos da antiguidade Além de muita bebedeira e prostituição, Olimpíadas da Antiguidade tinha sacrifícios e muito sangue gplus
   

Olimpíadas: sexo, bebedeira e violência nos Jogos da antiguidade

Além de muita bebedeira e prostituição, Olimpíadas da Antiguidade tinha sacrifícios e muito sangue

Confira Também

A Olimpíada é o evento esportivo mais antigo da humanidade. Historiadores acreditam que seu início se deu em 776 a.C., na região de Olímpia, Grécia. Ao contrário da atual concepção de “espírito olímpico”, que implica o respeito à diversidade cultural e religiosa, as Olimpíadas da Antiguidade eram voltadas aos povos gregos e adoradores dos deuses olímpicos (Zeus, Hera, Poseidon, Hermes, Afrodite, Apolo, Dionísio...). Ocorriam em 5 dias, período marcado por muita bebedeira, sexo, prostituição e derramamento de sangue.

Confira 9 curiosidades sobre as Olimpíadas da Antiguidade.

Trégua sagrada
Antes dos Jogos começarem, mensageiros eram enviados às cidades da Grécia para anunciar os dias que iriam ocorrer a Olimpíada. Nessas viagens, eles também eram responsáveis por anunciar a trégua olímpica, que determinava a suspensão temporária das guerras entre gregos até o último dia do evento. Essa antiga tradição inspirou a passagem da tocha olímpica por diversas cidades do país sede.

Abertura 
Como na atualidade, a Olimpíada da Antiguidade contava com uma grande festa para representar o início dos Jogos. Porém, chefes de estado chegando de paraquedas e aviões decolando de dentro do estádio, obviamente, não faziam parte do evento. Em vez disso, a abertura era banhada a sangue. Logo na manhã do primeiro dia de evento, animais eram sacrificados em homenagem a Zeus. 

Todo mundo nu
Nada de uniforme ou trajes especiais. Durante as Olímpiadas da Antiguidade todos os atletas competiam nus. Na Grécia antiga, os corpos esculturais eram valorizados e os atletas tinham orgulho de exibi-los ao público. Entretanto, originalmente os competidores usavam uma espécie de tanga à la Tarzan. Especula-se que os espartanos tenham sido responsáveis por levar a tradição "todo mundo pelado" aos Jogos. 

Violência
O sangue não se restringia aos sacrifícios de animais. Em algumas modalidades ele também estava bastante presente. Um dos esportes mais violentos da época era o pygmachia, também conhecido como boxe da antiguidade. A competição era semelhante ao boxe como conhecemos e já fazia uso de luvas. A diferença é que o pygmachia era muito mais violento. Não havia rounds e nem restrições de peso. Durante a era romana, os lutadores chegavam a usar luvas de metal para causar mais danos ao adversário, de acordo com documento do Museu Britânico.

Outra luta muito conhecida nessa época era o pancrácio. Uma espécie de MMA da antiguidade, a competição permitia qualquer tipo de golpe, exceto dedo no olho. Ossos quebrados e até mortes não eram tão raras nessas competições.

Mulheres nos Jogos Olímpicos da Antiguidade
Com exceção das sacerdotisas, era estritamente proibida a presença de mulheres casadas nos locais onde ocorriam os eventos olímpicos. Apesar disso, nas datas dos Jogos, pais de mulheres solteiras dos mais diversos lugares da Grécia levavam suas filhas a Olímpia na esperança de que elas se casassem com um campeão.

Prostituição
A profissão mais antiga da história da humanidade também fazia parte dos Jogos Olímpicos – claro que não oficialmente. Durante a Olimpíada, prostitutas de todo o Mediterrâneo eram levadas à cidade sede. Segundo o historiador Tony Perrottet, autor de “The Naked Olympics: The True Story of the Ancient Games”, durante os cinco dias que duravam as Olímpiadas essas mulheres ganhavam a mesma quantidade de dinheiro que conseguiam em um ano inteiro. 

Bebedeiras e orgias
Os gregos não era um povo muito beberrão. Entretanto, ainda segundo Tony Perrottet, a bebedeira rolava solta durante os Jogos Olímpicos. Estudantes organizavam simpósios – espécies de jantares regados a vinho e discussões intelectuais – que no final se tornavam uma verdadeiras orgias de bêbados.

Jogos Heranos
Apenas homens livres que tivessem nascidos na Grécia podiam competir nos Jogos Olímpicos. Contudo, nessa época as mulheres também tinham um evento esportivo destinado somente a elas. Conhecido como Jogos Heranos, a competição era uma homenagem a Hera, deusa da vida e da mulher, e só podiam participar mulheres solteiras.

O fim dos Jogos Olímpicos
Os Jogos Olímpicos começaram e acabaram por motivo semelhante: a religião. Já nas mãos de Roma, em 394 d.C., Olímpia deixou de sediar as Olimpíadas a mando do imperador Theodosius I. Devoto do cristianismo, Theodosius I aboliu as Olimpíadas por considerá-la um festival pagão.


Guilherme de Souza Guilherme