Luthier, profissão que sobrevive ao tempo Curso ensina a construir e fazer a manutenção de instrumentos musicais gplus
   

Luthier, profissão que sobrevive ao tempo

Curso ensina a construir e fazer a manutenção de instrumentos musicais

Confira Também

A profissão de luthier está muito ligada à música erudita. Um dos mais famosos violinos do mundo, o Stradivarius, foi criado por Antonio Sttradivari (1644-1737), italiano de Cremona. O luthier montou seu estúdio em 1680 e produziu mais de mil violinos e outros instrumentos da mesma família, como violas e violoncelos. Cerca de 600 peças sobreviveram até os dias de hoje e valem verdadeiras fortunas. Outro luthiers famosos foram Nicolò Amati (1596-1684), mestre de Stradivari, e Giuseppe Guarnier (16981744), ambos cremonenses. 

Romantismo à parte, a profissão tão comum na idade média sobrevive e abrange também a música popular. Hoje, o trabalho de um luthier se sobrepõe  à arte de entalhar a madeira e construir a caixa e os braços dos instrumentos. O luthier moderno precisa ter conhecimento de áudio e elétrica, além de saber música. Existem profissionais especializados nos mais variados instrumentos, mas na música popular, boa parte deles se dedica às peças de cordas (violão, guitarra e baixo). 

Se você gosta de música ou até mesmo seja um bom violonista ou guitarrista, pode conhecer um pouco mais dos instrumentos com os conceitos de luthearia. Quem sabe você não se identifica e segue adiante na carreira, deixando obras de arte que ficarão para a eternidade? O curso oferecido pela  B&H Luthearia, por exemplo, conta com profissionais renomados no mercado musical. Entre eles Henry Ho, que já fez instrumentos para feras do calibre de Keith Richards, Eric Clapton, Ramones e Lenny Kravitz, e Marcio Benedetti, que já atuou com Chico Buarque, George Helder e Sergio Carvalho. 

Na B&H o aluno formado tem amplas possibilidades de ganhar o mercado de trabalho como luthier, além de ser técnico de instrumento (roadie), especialista em produtos, consultor técnico e profissional da área comercial.

São 3 módulos de aprendizado:

Básico: aborda os fundamentos da manutenção dos instrumentos musicais, regulagens, reformas, madeiras, tipos de construção, hardware, elétrica, áudio, instrumentos vintage, origem das marcas e mercado de trabalho.

Intermediário: o aluno constrói o próprio instrumento, de braço parafusado,  sob a orientação dos professores.

Avançado: construção de um instrumento de braço colado. 

Além da BH encontramos o curso de luthieria em outras escolas tradicionais como no EM&T (Escola de Música e Tecnologia) e no Atelier de la Musique. 


Marcel Costa