10 Fatos que você não sabia sobre Tim Maia Vale tudo? Descubra curiosidades menos populares do que os sucessos do grande mestre da soul music nacional gplus
   

10 Fatos que você não sabia sobre Tim Maia

Vale tudo? Descubra curiosidades menos populares do que os sucessos do grande mestre da soul music nacional

Confira Também

Por Danilo Barba

Depois de Cazuza e Gonzaga, chegou a vez te Tim Maia ganhar um filme que pretende contar sua história. Sim, pretende, porque se o próprio filho do cara conseguiu contar 18 fatos que não condizem com a realidade (Leo Maia revelou a um jornal que um dos piores foi ver sua avó branca e seu avô negro), imagine o quão puto Tim não ficaria se pudesse assistir à adaptação da Globo então?
 
Bastante criticado e boicotado em vida por sua personalidade forte, bom humor e talento sem igual, o soulman brasileiro deixou um legado que, ao longo dos últimos dez anos, vem sendo aplaudido por uma nova geração. Talvez porque num mundo de imagem, a honestidade nas letras, voz e aparência, a simplicidade de timbres e harmonias, características de Tim Maia, realmente chamem mais a atenção em algum momento. Ainda mais perante a quantidade absurda de artistas ignóbeis que apareceram, causaram poluição sonora, e desapareceram logo em seguida.  

Tim falava sério brincando, como a humildade nobre de um artista genuíno. Sua trajetória foi brilhante. Conheça a seguir alguns dos acontecimentos que marcaram a carreira do eterno Síndico!

1. Tijucanos do ritmo
Tim Maia começou na música aos 14 anos tocando bateria num grupo chamado Tijucanos do Ritmo, formado na Igreja dos Capuchinhos próxima a sua casa. Ele ficou um ano com a banda e logo estudou violão e entrou para Os Sputniks com Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

2. Tira a mão da minha bunda
Russo, antigo assistente de palco da Rede Globo, tinha uma mania estranha de beliscar o traseiro de artistas nos bastidores do programa do Chacrinha. Quando fez isso com Tim, ele ficou tão puto que jurou nunca mais pisar no palco do Velho Guerreiro. O próprio Chacrinha teve que pedir pra mãe dele intervir e convencer Tim a voltar lá. 

3. Aves de rapina
Tim Maia teve um gavião chamado Empresário. Ele deu esse nome ao bicho de estimação porque costumava comparar os empresários a aves de rapina.

4. Lendo os livros da Cultura Racional
Na década de 70, Tim entrou em contato com a doutrina Cultura Racional, liderada por Manuel Jacinto Coelho. Numa de suas fases mais piradas, o músico lançou os álbuns Tim Maia Racional, volumes 1 e 2 pelo selo Seroma (palavra "amores" ao contrário e abreviação do próprio nome, "Sebastião Rodrigues Maia"). O livro Universo em Desencanto encantou a mente do músico que, não apenas passou a vestir unicamente branco, como obrigou toda a banda a fazer o mesmo.

5. Telmo ou Carmelo?
Tim ficou tão obcecado pelas seita que escolheu o nome Carmelo, o guru da seita que escolheu, pra batizar seu filho, dizendo ser um nome sem pecado, desmagnetizado. Ao registrá-lo, porém, Tim queria colocar Telmo, outro nome desmagnetizado. Resultado: registrou Carmelo, mas esqueceu a escolha feita e chamava o filho de Telmo, até o menino achava q esse era seu nome

6. Bye Bye Brazil
Tim Maia foi para os Estados Unidos após a morte de seu pai, onde viveu de 1959 a 1963. Lá ele montou uma banda chamada The Ideals e chegou a gravar um disco compacto. Para sobreviver no país, chegou a trabalhar em lanchonetes. Ele se mudou para Nova York em 1961, e em 1963 decidiu viajar para o sul dos Estados Unidos com mais três amigos – e um carro roubado, fazendo pequenos furtos pra financiar a viagem. Depois de percorrer nove estados até chegar na Flórida, Tim foi preso em Daytona Beach por porte de maconha e foi deportado para o Brasil.

7. Chama o Síndico
Numa época de crise em sua carreira, Tim andava paranoico e inseguro, pensando que estava sendo perseguido e poderia ser assaltado a qualquer momento. Um dia ele pegou seu revólver 38 e disparou em direção a alguns funcionários da empresa Light que estavam trabalhando pra reparar a energia na rua. Por conta deste ‘episódio’ Jorge Ben Jor resolveu apelidá-lo de “sindico” na música W/Brasil, que virou sucesso absoluto em todo o Brasil e que ajudou a carreira de Tim Maia. Curioso foi que Tim Maia veio a se tornar, de fato, síndico do prédio em que morava na Barra da Tijuca tempos depois.

8. Tim Maia tinha 18 irmãos.

9. Tentou a carreira política 
Ele se filiou ao PSB em outubro de 1998, onde seria o candidato a senador pelo Rio de Janeiro nas eleições gerais de 1998, porém acabou falecendo antes. 

10. Triátlon antes do show
Tim Maia chamava muito a atenção por não aparecer ou atrasar o início dos shows, e reclamava com frequência da qualidade do áudio. Isso acontecia devido ao intenso consumo de uísque, cocaína e maconha antes dos shows, que ele chamava de "triátlon". No final de sua vida sofreu com problemas relacionados a obesidade, diabetes e problemas respiratórios. 


Danilo Barba