Don Draper: 10 motivos que o fazem o maior homem do século XXI Nada de Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Barack Obama, Jack Ma ou CR7. Mesmo tendo saído dos anos 60, o cara mesmo é Don Draper! gplus
   

Don Draper: 10 motivos que o fazem o maior homem do século XXI

Nada de Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Barack Obama, Jack Ma ou CR7. Mesmo tendo saído dos anos 60, o cara mesmo é Don Draper!

Confira Também

Anos atrás, por indicação de um amigo, comecei a acompanhar a série sobre o mundo publicitário – e o cotidiano – dos anos 60 nos Estados Unidos: Mad Men.

Aclamada pela crítica (são diversos Emmy e Globo de Ouro), de um rigor histórico que faz qualquer cara babar, Mad Men lança um forte (e principal) personagem: Don Draper.

Após assistir inúmeros capítulos, ter debates acalorados com minha esposa e outras consequências mais, cheguei a uma conclusão: Draper é o maior homem do século XXI, praticamente um super-herói. E vou explicar, em 10 motivos, o porquê: 

#1 Don fuma como uma chaminé, ainda na cama antes de levantar, mas tem um vigor físico de fazer inveja a qualquer rato de academia: transa o dia todo e, de quebra, ainda faz natação. 

#2 Junto com o tabaco, ele manda ver no álcool também: rum, uísque, vodca e congêneres são o seu “pingado” de cada manhã, e o “cafezinho da tarde” também. De toda forma, fígado e cérebro do nosso herói seguem intactamente saudáveis.

#3 Não há uma mulher dentre todas as beldades de Nova Iorque que não queira transar com ele – e pode ser em qualquer lugar: no carro, na própria casa do marido traído ou na sala de Don dentro da agência. 

#4 Em épocas em que as gôndolas de produtos de higiene e beleza para o homem deviam se resumir a 01 prateleira com talco, desodorante e gumex, ele tem um produto que faça chuva, sol, vento – ou qualquer outra intempérie de causar inveja às tempestades paulistanas – evita mover um único fio do alinhadíssimo cabelo de Don. Ou seja, mesmo há 55 anos, Draper já ganhava de lavada de todas as ceras, géis e pomadas vendidas atualmente.

#5 O cara é cercado de profissionais incompetentes (que chegaram até a decepar o pé de um colega de trabalho em pleno ambiente profissional – e olha que trabalham numa agência publicitária e não com colheita de cana de açúcar), mas sua vida no trabalho é pura ascensão.

#6 Falando em trabalho, não tem pra concorrência com ele. Mesmo numa agência que, subentende-se, é de médio/pequeno porte (e que, teoricamente, tem menos ferramentas e recursos), ele sempre tem uma ideia genial na frente do cliente para aprovar uma campanha – ou mesmo uma solução matadora para abocanhar uma nova conta publicitária. 

#7 Por seu passado conturbado, Don é o oposto da figura de família. Isso pode ser imensa vantagem, dentro do preceito de “parente é serpente”.

#8 Talvez ele tenha sido o único militar que volta de uma guerra melhor do que quando foi: sem traumas, sequelas, ferimentos – mas sim, com uma nova vida cheia de perspectivas.

#9 Draper usa e abusa da dormidinha no trabalho. E não me refiro aqui a uma breve siesta. O cara chega a entrar em profundo sono, daqueles de perder a hora. 

#10 Don tem as roupas mais estilosas para diversas ocasiões masculinas: do sóbrio terno em ambiente profissional à bermuda e camisa polo para um drink à beira da piscina.


Rodrigo Moreno