7 Ícones revolucionários do Jazz Coltrane, Mingus ou Thelonious Monk? Conheça os caras que moldaram um dos estilos musicais mais complexos e criativos do planeta gplus
   

7 Ícones revolucionários do Jazz

Coltrane, Mingus ou Thelonious Monk? Conheça os caras que moldaram um dos estilos musicais mais complexos e criativos do planeta

Confira Também

Já teve a sensação de ter ouvido um som em algum lugar mas não sabe explicar bem onde, quando e como? Bem, não se espante se o reconhecer em algum dos grandes nomes do jazz que moldaram o mundo da música. Descubra a seguir quem são esses caras – que revolucionaram um dos gêneros mais complexos da primeira arte – e beba direto da fonte dos gênios!

7. Miles Davis: Um dos músicos mais influentes do século XX, Davis influenciou quase todos os avanços do jazz desde a Segunda Guerra Mundial até o começo dos anos 1990. É o som de seu trompete que ouvimos nas primeiras gravações do cool jazz e do bebop, embora Miles tenha uma grande participação na evolução do jazz modal e especialmente do jazz fusion. “Jazz é como o blues, mas com um pouco de heroína”, Miles Davis.

6. Charles Mingus: O “temível homem do jazz”, como era conhecido por seu temperamento difícil, Mingus era um compositor genial de autêntica explosão no palco. Dotado de uma natureza musical nada convencional, seja no baixo, sax ou piano, o jazz revolucionário de Charles exalava seu ativismo e baixíssima tolerância à injustiça racial. A inventividade do artista promoveu verdadeiras revoluções durante os anos 50 e 60: Mingus ficou consagrado na história como a “epítome da rebelião”. Morreu aos 56 anos, e suas cinzas foram jogadas no Rio Ganges, na Índia.

5. John Coltrane: Se é que o jazz conhece limites, a influência de Coltrane no mundo da música ultrapassa todos eles: ela se estende até o rock e a música erudita. Apontado pela crítica como o maior sax tenor de todos os tempos, ao lado de Coleman Hawkings, Lester Young e Sonny Rollins, saxofonistas tenores como ele, John mudou completamente as expectativas que o público tinha pelo instrumento. Não por acaso o músico recebeu uma citação especial do Prêmio Pulitzer em 2007, que ressaltava sua "perita improvisação e musicalidade suprema”, nomeando-o “um dos ícones centrais na história do jazz".

4. Thelonious Monk: Um dos músicos mais importantes do jazz. Pianista singular, Monk tocava idiossincrasias inimitáveis durante suas improvisações ao piano. Embora tocasse todo curvado e com os dedos rígidos, sua precisão era tamanha que precisava de apenas duas ou três notas para fazer o que outros pianistas da época usavam nove ou dez. Um dos fundadores do bebop, ganhou o apelido de “Melodious Thunk” de sua esposa. Quando questionado sobre quem era sua maior influência, declarou: "Bem, eu próprio, naturalmente."

3. Nat King Cole: Bastante associado com grandes canções orquestradas onde soltava seu vozeirão, Cole também tinha um lado B que surpreende até hoje aqueles que acham que lhe conhecem bem. Cole aprendeu a tocar piano na igreja onde seu pai era pastor, e revolucionou o jazz ao popularizar sua formação predileta: piano, guitarra e baixo. Fumava três maços de cigarro por dia e jamais topou tocar para uma plateia que segregava negros e brancos em sua vida.

2. Dizzy Gillespie: Uma das maiores figuras no desenvolvimento do movimento bebop no jazz moderno, Gillespie, era um artista cativante, cheio de energia e transbordava autenticidade. Enquanto a tradição entre trompetistas era não fazer “bochechas”, a estrela transformou a descompostura em marca pessoal – além da campânula inclinada a 45º, em vez de ser a direito. Liderou o movimento da música afro-cubana, e aproximou a música latina e africana do jazz, em especial a salsa. Após gravar "Manteca", "A Night in Tunisia" e "Birk's Works", genuínos clássicos do jazz, ganhou uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.

1. Louis Armstrong: Cantor e trompetista incrivelmente influente no jazz de Nova Orleans, Louis foi um dos maiores músicos de todos os tempos, sem o qual dificilmente saberíamos o que é hoje o jazz moderno. Foi o primeiro artista de jazz a fazer scat (cantar sílabas sem sentido misturadas com palavras para ‘solar’ com a voz), e o incorporou ao gênero com excelência. Seu trompete influenciou de Miles Davis a Gillespie, e sua música eventualmente moldou o estilo de uma lista de nomes de peso, incluindo Frank Sinatra e Bing Crosby. 


Danilo Barba