TOP 5: Melhores restaurantes do planeta Saiba aonde apreciar a melhor gastronomia do mundo segundo a respeitada publicação Elite Traveler gplus
   

TOP 5: Melhores restaurantes do planeta

Saiba aonde apreciar a melhor gastronomia do mundo segundo a respeitada publicação Elite Traveler

Confira Também

Como de praxe, todo ano a publicação Elite Traveler faz a sua tradicional lista elencando os 100 melhores restaurantes do planeta. Era de se esperar o restaurante paulistano D.O.M. do chefe Alex Atala aparecer novamente, sendo que dessa vez ocupou 14ª posição, um posto acima do ano passado. Outro restaurante brasileiro que encontra-se na lista é o carioca Roberta Sudbrack que caiu 11 posições e agora é o 59º melhor restaurante do mundo. Mesmo com a queda do restaurante carioca, o Brasil é o único país da América Latina que figura na lista. 

Entretanto, figurando nas primeiras colocações nós temos um belíssimo embate entre EUA e Espanha, ambos com dois restaurantes entre os cinco primeiros da lista. Tome nota dos melhores restaurantes do planeta e programe-se para conhece-los em suas viagens (se o dólar deixar!):

O melhor restaurante da lista pelo quarto ano consecutivo continua a atrair os clientes mais exigentes do mundo. Fruto de uma ideia do prodígio chef Grant Achatz, o único restaurante de Chicago a receber três estrelas no guia Michelin, criou a sua própria definição de jantar contemporâneo. Jantar no Alinea é sempre uma experiência moderna e meticulosamente bela. O menu de degustação está em constante evolução - com 18 a 22 pratos atualizados regularmente, apesar de manter os tradicionais no menu. Liderado por Achatz ao lado de talentos criativos como Mike Bagale e Simon Davies. Dez anos após a sua criação o Alinea continua a injetar inovação, paixão e excelência na cena mundial de jantares finos.

Não há restaurante na Espanha - ou mesmo no mundo - tão bom como o El Celler de Can Roca. Fundado pelos irmãos Joan e Josep Roca, em 1986, este estabelecimento de Girona ganhou muita força nas últimas décadas. Com as premissas originais o El Celler proporciona um toque avant-garde na cozinha catalã tradicional, aperfeiçoado pela geração anterior. Chef Joan é um técnico altamente qualificado que foi pioneiro no método de cozimento sous-vide, enquanto Josep é o sommelier do restaurante - com cerca de 60.000 garrafas em sua requintada adega. Nas últimas décadas, o irmão mais novo Jordi - um chefe talentoso - injetou ainda mais criatividade na elaboração de tais iguarias como as trufa bon e azeitonas caramelizadas, resultando em uma terceira estrela no guia Michelin concedida ao trio em 2009.

Empoleirado no topo de uma colina, Azurmendi conta a história dos melhores produtos do País Basco através de uma experiência culinária abrangente. O chef e proprietário Eneko Atxa leva os visitantes a uma viagem que começa na horta do restaurante e continua em direção à sala de jantar. Tão impressionante quanto a comida é a arquitetura do local, uma construção de eco-friendly que resfria via energia geotérmica, recicla os resíduos e até mesmo colheitas chuva. Atxa tem cultivado fortes relações com os produtores e fornecedores próximos ao locar, tornando Azurmendi mais que um restaurante e sim uma instituição local.

Considerado o melhor restaurante de Nova York, o Eleven Madison Park tem sido um divisor de águas no mundo dos restaurantes finos desde que o chef-proprietário Daniel Humm assumiu o comando em 2006. Sob a liderança Humm, o restaurante ganhou três estrelas Michelin, além de uma avaliação de quatro estrelas no The New York Times. Com base em uma impressionante sala de jantar art deco com janelas do chão ao teto, o ambiente formal do Eleven Madison desmente um menu peculiar e leve oferecendo o melhor da cozinha francesa contemporânea.

#5 Lugar – The Fat Duck (Berkshire – Reino Unido)

Baseado em um pub do século 16 na vila britânica de Bray, The Fat Duck do chef Heston Blumenthal é destino certo para o melhor jantar no Reino Unido. Para celebrar o seu vigésimo aniversário, toda a equipe do restaurante para o hotel Crown Towers em Melbourne por um período de 6 meses. Lá, eles têm recebido atenção como nunca, permitindo uma remodelação completa e renovação das instalações originais no processo. O menu degustação de Melbourne inclui todos os pratos mais famosos do restaurante, geléia de codorna até mingau de caracol, passando por creme de ovos mexidos e bacon ice-nitro, culminando na oportunidade única de experimentar o conceito do chef Blumenthal em um requintado jantar.


Marcel Costa