McLaren lança novo carro-conceito para Fórmula 1 O MP4-x foi projetado com várias melhorias na parte técnica e com o cockpit fechado gplus
   

McLaren lança novo carro-conceito para Fórmula 1

O MP4-x foi projetado com várias melhorias na parte técnica e com o cockpit fechado

Confira Também

Com pensamentos no futuro da Fórmula 1, o departamento de Tecnologias Aplicadas da  McLaren, em parceria com a GSK, desenvolveu o MP4-X, um veículo-conceito que espera se tornar referência para as próximas temporadas da modalidade.

O MP4-X possui novos aspectos que devem revolucionar o conceito de carro de Fórmula 1. Isso porque oferece maior monitoramento, cockpit fechado, inovações na aerodinâmica e no sistema elétrico.

Uma das principais inovações nesse sistema é o uso de placas solares para armazenar energia e disponibilizá-la para o piloto usá-la como impulsão ou para suplementar o próprio sistema de energia. 

Outra novidade é a possibilidade de alterar a aerodinâmica eletronicamente por eletrodos presentes da superfície das asas. Tais eletrodos também permitem a transformação do ar das laterais em plasma, que pode ser usado para aumentar a estabilidade nas asas.

Também fecharam o cockpit para aumentar a segurança do piloto contra objetos externos que pudessem atingi-los (como o ocorrido no caso que matou o piloto de Fórmula Indy, Justin Wilson, após ser atingido por estilhaços do carro de Sage Karam). Dentro do cockpit, a McLaren embutiu uma câmera para monitorar as reações dos pilotos, como sua fadiga, por exemplo.

“Nós combinamos uma série de ingredientes chaves da Fórmula 1- velocidade, emoção e desempenho - com os cockpits fechados para proteger os pilotos de qualquer risco, além de tecnologias híbridas de potência. O futuro da Fórmula 1 será feito por uma tecnologia de ponta, marcada pelo alto desempenho que fará os fãs não gostarem de qualquer outro esporte”, afirma John Allert, diretor de marca do Grupo de Tecnologia da McLaren.


Guilherme de Souza Guilherme