Falido Futebol Clube Gastar mais do que se tem parecer ser uma lição básica que os times de futebol brasileiros ainda não aprenderam gplus
   

Falido Futebol Clube

Gastar mais do que se tem parecer ser uma lição básica que os times de futebol brasileiros ainda não aprenderam

Confira Também

No final de 2014, o braço do banco Itaú -  Itaú BBA realizou um estudo sobre as finanças dos clubes brasileiros em 2013, e o resultado é o vexatório título “2013: Dinheiro na mão é vendaval”. O levantamento com mais de 150 páginas mostra dados econômicos disponibilizados pelos próprios clubes referentes à temporada 2013. 

De acordo com o estudo, ficou claro que a evolução no controle de custos que os clubes vinham apresentando nos anos de 2011 e 2012 teve queda assustadora, e com isso podemos concluir que os problemas de salários atrasados enfrentados pelos clubes na última temporada têm ligação direta com o mau uso do dinheiro e a péssima gestão ocorrida na temporada 2013.

Diante de tal cenário, o que podemos esperar dos clubes neste inicio de temporada? 

#Mercado
No que diz respeito ao mercado, ao que tudo indica, o futebol brasileiro terá um ano morno, até o presente momento não houve contratações de impacto, como em anos anteriores. Apesar de movimentado, o vai e vem de jogadores se restringe apenas a atletas do mercado brasileiro e alguns jogadores do Mercosul e de times menores da Europa. 

#Receitas 
Como era de se esperar as metas dos clubes para 2015 são: os pagamentos de dívidas e a redução de gastos. O exagero e a falta de cuidado dos anos anteriores resultariam neste quadro atual, a recente dificuldade de muitos clubes em pagar seus atletas, os impostos e uma série de outras dívidas só evidencia o problema. Ao mesmo tempo, clubes estão buscando soluções criativas para dar um plus nas receitas e alinhar o quadro. 

#Futebol 
Possivelmente o título de campeão brasileiro deve ficar no eixo Rio/São Paulo/Minas de novo. Mas, talvez, a grande novidade da temporada seja a possibilidade do Palmeiras retornar ao alto escalão do futebol brasileiro e embolar a parte de cima da tabela. No mais é de se esperar um campeonato nivelado, com baixo nível técnico, além de algumas perdas importantes é bem provável que a hegemonia do Cruzeiro chegue ao fim em 2015. 

Mesmo que os clubes cumpram suas metas em 2015 fica mais que evidente que é necessário uma reeducação financeira nos clubes brasileiros e uma reestruturação intensa dentro das instituições que regem o esporte no país. Fica evidente que os homens que detêm o poder e ditam as regras do jogo por aqui já se provaram incapazes de organizar as coisas.



Marcel Costa