As cinco Ferraris mais charmosas da história Em 70 anos de história, a Ferrari virou sinônimo de luxo, conforto e velocidade. Confira alguns de seus carros gplus
   

As cinco Ferraris mais charmosas da história

Em 70 anos de história, a Ferrari virou sinônimo de luxo, conforto e velocidade. Confira alguns de seus carros

Confira Também

Carros sempre fascinaram (e ainda fascinam) a maioria dos homens - e a Ferrari certamente é uma das marcas que sempre foi sonho de consumo de muitos. Enzo Ferrari, ilustre fundador da mais luxuosa fabricante de veículos do planeta, se apaixonou por velocidade ainda muito novo, aos10 anos de idade, durante uma visita ao Autódromo Internacional de Ímola, que mais tarde viria a se chamar Enzo e Dino Ferrari. 

Aos 13 anos, Enzo começou a trabalhar como mecânico na Construzioni Mecaniche National, onde permaneceu até o fim da Primeira Guerra Mundial. Aos 20, se tornou piloto da equipe de corridas Alfa Romeo. O italiano só foi começar sua visionária trajetória em 1929, patrocinando pilotos de corridas com a Scuderia Ferrari. Mas apenas em 1947 o fundador da Ferrari começou a produzir os próprios veículos, todos com um cuidado impecável que é mantido até os dias atuais. 

Quer um exemplo? As 800 partes dos motores Ferrari dos dias atuais são submetidas a um intenso escaneamento por meio de máquinas de raio-x. Se é encontrado qualquer tipo de problema ou falha, a peça é refeita.

Enzo faleceu em 1988, porém, seu legado continua vivo. Ao longo destes 69 anos foram produzidos dezenas de modelos e milhares de automóveis Ferrari, todos aliando conforto, beleza e velocidade. 

Confira as 5 Ferrari mais charmosas de todos os tempos.

O modelo Ferrari 275 foi produzido de 1964 a 1966, sua carroceria cupê e seu motor V12 fazem deste tradicional GT um dos carros mais charmosos fabricados pela montadora italiana. Como foram produzidas pouco menos de 1000 unidades este é o veiculo Ferrari mais cobiçado e melhor avaliado em leilões.

O modelo de luxo Ferrari 550 Maranello foi produzido de 1996 a 2001. Seu motor V12 dianteiro transforma esse belo cupê charmoso em um GT mais suave, com velocidade máxima de 320 km/h e um interior luxuoso e espaçoso. As 3.083 unidades fabricadas foram, no final dos anos 90, os modelos mais sofisticados produzidos em Maranello.

O superesportivo Ferrari Testarossa foi fabricado entre 1984 e 1996. Tem um potente motor V12 que vai de 0 a 100km/h em 5,8 segundos e seu design exótico faz desse cupê um dos carros mais charmosos criados pela montadora italiana. As mais de 10.000 unidades produzidas transformaram a Testarossa no modelo de Ferrari mais comum, apesar de seu alto preço.

O modelo Ferrari F40 é um superesportivo com um potente motor V8 bi-turbo de 478 cavalos de potência que foi produzido entre 1987 e 1992. A aerodinâmica de carros de competição e o design que agrega velocidade e estabilidade transformou o F40 em um dos maiores clássicos de todos os tempos. Foram fabricados 1.311 unidades desse charmoso carro, o último modelo produzido sob os olhos de Enzo Ferrari, falecido em 1988.

O modelo Ferrari 458 Itália foi fabricado de 2009 a 2015. Seu motor V8 de 577 cavalos de potência alcança 100 km/h em apenas 3,4 segundos e seu design tradicional, que lembra os tempos áureos de Enzo Ferrari, foi projetado para aumentar a eficiência aerodinâmica. É considerada pela imprensa especializada uma das melhores Ferraris de todos os tempos.


Bruno Rodrigues