10 filmes nacionais baseados em livros que merecem ser vistos Veja uma lista de filmes brasileiros que tiveram suas histórias retiradas das páginas dos livros gplus
   

10 filmes nacionais baseados em livros que merecem ser vistos

Veja uma lista de filmes brasileiros que tiveram suas histórias retiradas das páginas dos livros

Confira Também

Para muita gente, falar em filme nacional já é motivo para torcer o nariz. Em meio à invasão de filmes estrangeiros que dominam espaço nos cinemas, o brasileiro segue com seu “complexo de vira-lata” que o faz achar todas as produções nacionais como sendo de qualidade inferior ao conteúdo importado dos Estados Unidos.
 
Seja pelo alto teor de violência presente nos filmes nacionais, o tráfico e o uso explicito de drogas na tela ou a enxurrada de palavrões com que o telespectador é bombardeado a ponto de “ferir” seus ouvidos, os filmes nacionais são muitas vezes (até mesmo injustamente, em certos casos) jogados para escanteio e deixados esquecidos pelo grande público.

Em meio a comédias não tão engraçadas que parecem ter se tornado a especialidade do cinema brasileiro nos anos mais recentes, é possível encontrar algumas pérolas artísticas que merecem a atenção do público que privilegia histórias e produções de qualidade a risadas forçadas.

Inspirado por algumas obras literárias, o cinema nacional possui alguns de seus melhores filmes, que inclusive já chegaram a ser premiados e receberam boas criticas. Conheça algumas dessas obras que não podem faltar na sua lista de filmes para ver.


#1 Tropa de Elite (2007)
Um dos maiores sucessos no cinema nacional, Tropa de Elite foi inspirado no livro Elite da Tropa, de André Batista e Rodrigo Pimentel, e foi dirigido por José Padilha. O filme gerou grande críticas e discussões na mídia brasileira e fez também sucesso mundo afora. Ele trata da luta contra o crime organizado nas favelas do Rio de Janeiro sob a visão do capitão Roberto Nascimento, que recebe também a tarefa de treinar novos recrutas para integrarem sua força-tarefa.

#2 Carandiru (2003)

Baseado no livro Estação Carandiru do médico Dráuzio Varella, voluntário no presídio na época, em que ele conta a suas experiências reais no dia a dia enquanto trabalhou lá. O filme relata os acontecimentos que antecederam a revolta do Pavilhão 9 e também os fatos durante a rebelião sob a  visão do médico, o que resultou no famoso massacre de presidiários pela polícia.

#3 Cidade de Deus (2002)

Inspirado no livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins, Cidade de Deus foi um grande sucesso dirigido por Fernando Meirelles que teve como tema o crescimento do crime organizado em uma das principais favelas do Rio de Janeiro. São retratados eventos sob a perspectiva de diversos personagens que, juntos, retratam a vida dos moradores da favela.

#4 Bruna Surfistinha (2011)

Baseado nas histórias reais da garota de programa Raquel Pacheco contadas no livro O Doce Veneno do Escorpião, o filme cumpre a missão de levar das páginas para as telas a história de vida de Bruna Surfistinha (nome de guerra de Raquel), desde a juventude como uma garota introvertida até a fama como blogueira, onde encontrou espaço para relatar as aventuras sexuais que tinha.

#5 Quando Eu Era Vivo (2014)

Inspirado no livro A Arte de Produzir Efeito Sem Causa, de Lourenço Mutarelli, o filme conta a história de um jovem que volta a morar com a família após perder seu emprego e se separar da esposa. Ao encontrar alguns objetos que pertenciam a sua mãe, ele para de se lamentar no sofá e passa a desenvolver uma estranha obsessão pelo passado da família, confundindo delírios e realidade.

#6 Eu Receberia As Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios (2011)

O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome de Marçal Aquino e relata o triângulo amoroso que surge entre um fotógrafo de revista quarentão que troca São Paulo pelo Pará, Lavínia, uma bela mulher nativa da região amazônica, e seu marido pastor que acredita poder consertar as contradições humanas.

#7 O Invasor (2002)

Inspirado no livro homônimo de Marçal Aquino, O Invasor conta a história de três amigos e sócios que fundaram uma empresa de sucesso há 15 anos. Após um desentendimento entre eles, dois deles resolvem contratar um matador para eliminar o sócio, mas não esperavam que o homem contratado por eles tivesse seus próprios planos e começasse a invadir a vida deles.

#8 Bicho de 7 Cabeças (2001)

Baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Bueno intitulado Canto dos Malditos, o filme conta a história real de um jovem internado em um hospital psiquiátrico após seu pai encontrá-lo com um cigarro de maconha. Lá, ele é submetido a situações abusivas, o que pode lembrar o personagem interpretado por Jack Nicholson em Um Estranho No Ninho

#9 Cão Sem Dono (2006)

O filme é baseado no livro Até o Dia em que o Cão Morreu, de Daniel Galera, e tem roteiro escrito por Marçal Aquino (sim, esse cara tá em todas). Conta a história de um jovem formado em literatura desmotivado que conhece uma moça aspirante a modelo cheia de planos e sonhos.

#10 Budapeste (2009)

Baseado no filme de mesmo nome do cantor e escritor Chico Buarque, Budapeste conta a história de um ghost writer brasileiro que se vê preso em Budapeste após seu voo sofrer uma ameaça de bomba. Lá, ele se descobre fascinado pela cidade e ao voltar para casa encontra uma vida vazia esperando por ele. Amargurado com sua vida, ele se vê mais atraído por Budapeste e pela mulher que o espera lá.

 


Luis Carvalho