10 Curiosidades sobre Osmar Santos O pai da matéria ganha documentário em sua homenagem. Veja curiosidades sobre o locutor que falava até cem palavras sem pausa gplus
   

10 Curiosidades sobre Osmar Santos

O pai da matéria ganha documentário em sua homenagem. Veja curiosidades sobre o locutor que falava até cem palavras sem pausa

Confira Também

Osmar Santos, também conhecido como o pai da matéria, é sem sombra de dúvidas um dos maiores comunicadores da nossa história, e felizmente o mesmo poderá desfrutar de uma homenagem ainda em vida, e no dia de seu aniversário, nesta terça-feira (28 de Julho). 

Segundo a grade de programação da ESPN Brasil, o aniversário do locutor foi a data escolhida para estrear o documentário “Osmar Santos: Vai garotinho, que a vida é sua!”, onde alguns dos principais nomes do jornalismo esportivo prestarão uma homenagem ao radialista e pintor, que completará 66 anos de vida.

E para celebrar a obra do homem que  mudou o jornalismo esportivo e segue vivo como um exemplo de superação, vamos listar 10 curiosidade sobre a vida de Osmar Santos:  

#1  Em 1994 Osmar sofreu um traumatismo no cérebro e ficou com a parte direita do corpo paralisada, após muitas seções de fisioterapia e fonoaudiologia ele conseguiu voltar a falar e recuperou parte da coordenação motora, mas nunca mais narrou um jogo de futebol. 

#2  Após o acidente e utilizando-se da mão esquerda, Osmar pintou diversos quadros que já foram expostos em inúmeros eventos. Adotada como terapia logo após o acidente, a manifestação não-verbal de Osmar foi muito elogiada. 

#3  O criador de jargões como: "ripa na chulipa e pimba na gorduchinha", "é lá que a menina mora", "é fogo no boné do guarda", "pisou no tomate" e "bambeou mas não caiu". e do clássico "iiiiiiii que golllllllllllllllll" conseguia pronunciar até 100 palavras seguidas sem engasgar. 

#4  Osmar trabalhou também na televisão. Passou pelas redes Globo, Record e Manchete, mas vale destacar sua participação no inesquecível "Balancê", programa de variedades que fez história. 

#5  Em 1984, ficou conhecido como o "locutor das Diretas" devido ao seu engajamento na campanha  das "Diretas Já", que pretendia instituir novamente as eleições diretas para presidente do Brasil.

#6  Osmar Santos criou a expressão "Animal" que foi adotada pelo jogador Edmundo durante sua carreira. 

#7 Em sua homenagem foi criado o Troféu Osmar Santos, dado ao vencedor do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. 

#8  Osmar Santos foi homenageado, no Plenário da Câmara Municipal de Três Corações, em sessão especial dirigida pela presidente Regina Moysés. Ele recebeu o título de Cidadania Honorária Tricordiana, conferido pelo Executivo Municipal e com aprovação unânime dos vereadores.

#9  Até hoje a equipe que comandou na Rádio Globo se chama equipe Osmar Santos e é presidida por seu irmão, Oscar Ulisses. 

#10  Muitos quadros de Osmar Santos fazem parte das coleções pessoais de personalidades conhecidas no Brasil como o apresentador de TV Fausto Silva (Faustão), o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, o jogador de futebol Ronaldo Nazário, o Ronaldo Fenômeno e o publicitário Washington Olivetto.

E é claro que não poderíamos deixar de fora, 3 dos momentos mais memoráveis da carreira de Osmar Santos: 


#No comício das "Diretas Já", no Vale do Anhangabaú-SP, em 1984


#Narrando o gol de Basílio na final do Campeonato Paulista em 13/10/1977 (Corinthians 2 x 0 Ponte Preta).


#Narrando o gol de Raí, na final do Mundial Interclubes em 13/12/1992 (São Paulo 2 x 1 Barcelona).


Veja os horários de exibição do documentário:


ESPN BRASIL

Terça-feira, 28/07, às 20h30 (INÉDITO)
Sexta-feira, 31/07, às 15h (reprise)
Terça-feira, 04/08, às 17h (reprise)
Quarta-feira, 05/08, às 21h (reprise)

ESPN

Quarta-feira, 29/07, às 18h (INÉDITO)
Quinta-feira, 30/07, às 08h e às 21h (reprise)
Sexta-feira, 31/07, às 12h (reprise)


Marcel Costa