Como fugir do desemprego e conseguir uma recolocação profissional Confira algumas dicas de especialistas em transição de carreira para conquistar o emprego que você deseja gplus
   

Como fugir do desemprego e conseguir uma recolocação profissional

Confira algumas dicas de especialistas em transição de carreira para conquistar o emprego que você deseja

Confira Também

São incontáveis os fatores que levaram o Brasil à crise econômica. Segundo os dados do IBGE, o Brasil fechou o segundo trimestre de 2016 com 11,2% de desempregados. Ao todo, são cerca de 11,4 milhões de brasileiros economicamente ativos que estão fora do mercado de trabalho. E se você faz parte deste grupo ou procura novas oportunidades, confira essas valiosas dicas que extraímos de especialistas em recolocação profissional.

# Mantenha a cabeça no lugar
Encarar uma demissão pode ser uma tarefa árdua para muita gente. Se você faz parte desse grupo, primeiramente, acalme-se. Desesperar-se, chorar, ou fazer-se de coitado não trará seu emprego de volta. Coragem. Agora é hora de partir pra outra, nem tudo está perdido. 

# Reflita sobre seus objetivos
Fazer o que não gosta é um saco. Então, imagine fazer o que não gosta cinco dias por semana... Não há quem aguente! Se está insatisfeito com o que faz, o  melhor é mudar de posição. Procure o que lhe agrada, assim você terá mais chance de alcançar o sucesso.

# Conheça o mercado de trabalho que almeja
Refletiu? Irá procurar por vagas na mesma área de atuação em que estava anteriormente ou jogará em outra posição? Se for mudar, então é melhor estudar o mercado da área que deseja. Agora que está do lado de fora, é a hora de fazer boas análises para encontrar a melhor oportunidade.

# Use a internet 
Há várias formas de encontrar um novo emprego. A internet é um ótimo lugar para encontrar empresas que estejam recrutando. Mas não se deve gastar muitas horas do seu dia apenas nisso. 

# Trabalhe seu networking
“O networking nunca deixou de ser a forma mais relevante para conseguir novas oportunidades ou para ser promovido.”, diz Carolina Borges, diretora executiva da empresa de outplacement Spot. Conheça pessoas da sua área de atuação (ou da que deseja atuar). Ter boa rede de contatos é muito importante para encontrar novas oportunidades.  Por isso não se esqueça de manter bons relacionamentos com as pessoas de forma constante. Lembrar de alguém só na hora do aperto pode ser interpretado como interesse.

# Atenção às redes sociais
As redes sociais podem ser uma grande ferramenta para quem procura um novo emprego, sobretudo o LinkedIn. De acordo com Carolina Borges, se bem utilizado, o perfil no LinkedIn pode ser uma ferramenta muito importante para encontrar novas oportunidades. Entretanto, as redes sociais também são uma faca de dois gumes: cuidado para nção se cortar. Sergio Giavoni, coach da empresa SBCoaching, alerta que não adianta ter uma excelente perfil no LinkedIn e não manter a boa imagem em outras redes sociais. “As empresas e agências de emprego estão olhando o comportamento do candidato como um todo.”

# Deixe seu currículo sempre atualizado
Nunca se sabe quando vai utilizá-lo, então é melhor estar preparado. O currículo é a base que o recrutador tem para separar o joio do trigo, então vender bem a sua imagem através dele é fundamental. Além de mantê-lo em dia, Sérgio diz que ele deve estar o mais próximo possível da realidade do candidato. “É preciso ser objetivo com o que se deseja e destacar as especialidades, nunca ser generalista", afirma. Informações como idiomas, cursos complementares e suas experiências (detalhando as atividades realizadas e suas conquistas nos trabalhos anteriores) são sinais de um bom currículo para o coach. Enche-lo de “habilidades comportamentais” pode não ser uma boa ideia.

# Não se esqueça do portfólio
Muito utilizado por, fotógrafos, publicitários, atores e outros profissionais ligados à criação, o portfólio pode ser uma ótima ferramenta. Para o presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (Slac), Sulivan França, este instrumento é imprescindível, e talvez até mais importante que o currículo em algumas áreas. O portfólio é o meio em que o candidato pode apresentar os resultados de alguns (de preferência, os melhores) conteúdos que já produziu. Então, além de levar seu CV para a entrevista, não se esqueça de levar seu portfólio se você tiver.

# Conheça a empresa-alvo
Faça uma pesquisa prévia. Saber onde está pisando é o mínimo que o recrutador espera do candidato. Conheça os princípios da empresa e tente descobrir o “dress code” (como as pessoas se vestem) para a vaga preferida. Afinal, não pega bem ir de terno a uma entrevista para vendedor de loja de surf, nem de camiseta para uma vaga de executivo. Adapte-se!

# Porte-se bem na hora da entrevista
A avaliação começa a partir do momento que você entra na empresa, então, desde a portaria, mantenha a boa postura e educação. Na hora da entrevista, procure não ficar nervoso (ou, pelo menos, não demonstre insegurança). Estar confiante na hora do bate-papo com o recrutador é muito importante para o candidato, passa segurança e, portanto, aumenta as chances de conseguir a vaga.