Homens são mais propensos a terem depressão por estresse Fenômeno pode estar relacionado ao comportamento masculino gplus
   

Homens são mais propensos a terem depressão por estresse

Fenômeno pode estar relacionado ao comportamento masculino

Confira Também

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030 a depressão será a doença mais comum do mundo. Neste caso, quem mais sofre são as mulheres. Segundo pesquisas, elas têm cerca de duas vezes mais chance de cair em depressão do que os homens. Além disso, também é o sexo feminino o mais atingido pelo estresse, uma das principais causas de depressão.

Contudo, um estudo conduzido pela Universidade de Michigan revelou algo inesperado: os homens são 50% mais suscetíveis a entrarem em depressão por causa do estresse. 

A ideia dos cientistas de Michigan era analisar como eventos estressantes se transformavam em depressão ao longo de 25 anos em diferentes raças e gêneros. O resultado, porém, mostrou que apenas o gênero é capaz de ter grande influência na forma como as situações de estresse são enfrentadas.

Homens e mulheres lidam com o estresse de formas distintas. O estudo sugere que eles são mais vulneráveis aos efeitos do estresse pelo fato de enxergarem a depressão como uma fraqueza. Por isso, eles conversam menos sobre seus problemas emocionais e ignoram os sintomas da depressão quando eles aparecem. Esse comportamento foi observado, sobretudo, em países em desenvolvimento, onde os padrões comportamentais de gênero são mais rigorosos. 

Em artigo para o website The Conversation um dos coordenadores do estudo, Shervin Assari, contou que esse tipo de conduta ajuda a entender porque os homens depressivos se suicidam mais do que as mulheres.

“As diferentes exposições ao estresse pode ajudar a mulher a mobilizar melhor seus recursos psicológicos, o que as ajuda quando necessário”, explica Assari. “Os homens deveriam aprender com as mulheres a falar sobre seus sentimentos e a usar seus recursos psicológicos para enfrentar situações estressantes”, sugere o pesquisador. 


Guilherme de Souza Guilherme