Homens listam motivos que os fazem evitar os médicos O resultado de uma pesquisa online realizada por hospital mostra que razões vão desde falta de tempo até vergonha e medo gplus
   

Homens listam motivos que os fazem evitar os médicos

O resultado de uma pesquisa online realizada por hospital mostra que razões vão desde falta de tempo até vergonha e medo

Confira Também

Já foi comprovado por diversas pesquisas que os homens tendem a morrer mais jovens que as mulheres. Entre os possíveis motivos, podem ser citados: homens se arriscam mais do que as mulheres, têm maiores chances de beber e fumar em excesso e costumam assumir empregos mais perigosos. Porém, um dos fatores que mais favorecem essa estimativa é simples: homens não têm o costume de ir ao médico com a mesma frequência que as mulheres. 

Em 2014, uma pesquisa sobre a saúde masculina realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com 3.500 homens acima dos 40 anos em sete cidades brasileiras revelou que 51% dos homens não vão ao médico com regularidade para para os exames preventivos e ignoram informações sobre preservação à saúde. Dos homens que vão ao médico, 90% são levados pelas companheiras. Ainda segundo a pesquisa, 83% dos homens desconhece os sintomas da andropausa, que costuma atingir 20% dos homens acima dos 40 anos. 

Agora, uma nova pesquisa online realizada a pedido do sistema hospitalar Orlando Health, nos EUA, revelou alguns dos principais motivos para a resistência masculina em ir ao médico:

  • 22% respondeu que tinha coisas demais a fazer 
  • 21% disse ter medo de descobrir qual era o problema 
  • 18% evitava os exames médicos constrangedores 
  • 8% não gostava das perguntas pessoais que os médicos podiam fazer 
  • 7% não gosta de subir na balança para se pesar 
  • 7% não gosta de ficar nu embaixo da camisola hospitalar 
  • 4% disse fazer muito frio na sala de exames 
  • 9% justificou com outras razões

A pesquisa foi realizada com a intenção de promover a conscientização do público. Os médicos Jamin Brahmbhatt e Sijo Parekattil, ativistas da saúde masculina e fundadores da Clínica de Urologia Personalizada e robótica da Orlando Health, estão fazendo "The Drive For Men´s Health", uma viagem de 10 mil quilômetros para levar os resultados da pesquisa até os homens na tentativa de motivá-los a levar sua saúde mais a sério. É a terceira vez que a dupla viaja para divulgar sua mensagem. 

De acordo com dados do Ministério da Sáude brasileiro, das mais de 600.000 mortes masculinas apenas do ano de 2011, 175.000 foram causadas por doenças do aparelho circulatório,  66.000 por problemas respiratórios e mais de 98.000 por câncer. É provável que, se houvesse existido uma preocupação maior com cuidados com a saúde por parte dos homens, um número consideravelmente menor de mortes teria ocorrido devido à prevenção dessas doenças ou tratamentos logo no início delas.

Mesmo que alguns dos motivos listados pelos homens na pesquisa possam ser apenas desculpas ou não justifiquem por completo sua escolha de se ausentar dos exames médicos, é preciso ter em mente que a saúde masculina requer cuidados constantes. Apesar da nossa auto imagem de seres invencíveis, ainda são os preconceitos que nos fazem deixar de lado os cuidados e, enquanto essas ideias continuarem presentes em nossas cabeças, mais de nós sofrerão de doenças que poderiam ser evitadas e tratadas antes do ponto sem retorno.


Luis Carvalho