Couro biodegradável feito de chá promete revolucionar mundo da moda Falso couro já é usado na fabricação de roupas, malas e sapatos gplus
   

Couro biodegradável feito de chá promete revolucionar mundo da moda

Falso couro já é usado na fabricação de roupas, malas e sapatos

Confira Também

Se você já não possui uma, é bem provável que em algum momento da sua vida já quis ter uma jaqueta de couro. Calças, blazers, jaquetas e outras peças do vestuário feitas de couro legítimo, porém, sempre custam mais do que produtos sintéticos e são ecologicamente questionáveis.

Para resolver isso, a equipe de pesquisadores da Universidade Americana Iowa State desenvolveu um material similar ao couro de animais usado na fabricação de roupas, malas, sapatos e outros acessórios. Quase idêntico ao couro no visual e no tato, este produto sintético é produzido por meio da fermentação de chá.

A descoberta aconteceu quando o time de pesquisadores da universidade, liderado pela professora Young-A Lee, estudava bactérias e levedura encontradas na kombucha, uma bebida feita a partir da fermentação de chás ricos em cafeína.

A substância é composta de fibras de celulose em forma de gel que, quando seca, dá origem a um material semelhante ao couro. Por ser biodegradável, o ciclo de vida dos produtos produzidos com esse couro vegetal é ainda maior e sustentável.

Em laboratório, o material leva em torno de três a quatro semanas para se desenvolver, tempo superior ao couro natural. Porém, os pesquisadores acreditam que a espera para sua produção é viável e mais vantajosa. Segundo eles, este tecido renovável produzido a partir da celulose pode representar um futuro alternativo e mais sustentável para a moda e para a humanidade.

“Para a maioria das pessoas, a moda é uma expressão efêmera de cultura, arte e tecnologia se manifestando. As empresas de moda produzem novos materiais e roupas, de estação em estação, de ano após ano, para corresponder às necessidades e desejos dos consumidores. Pense para onde esses artigos, eventualmente, irão. Eles ocuparão espaços subterrâneos enormes, como qualquer outro lixo”, disse a cientistas e líder da equipe de pesquisa, Young-A Lee, em entrevista ao site Olhar Animal.

 


Ed Leandro