Saiba como reduzir os gastos com os dados de internet do seu iPhone Clientes que usam internet em planos pós-pagos reclamam do bloqueio do serviço, o que tem forçado muitos a contratar novos planos gplus
   

Saiba como reduzir os gastos com os dados de internet do seu iPhone

Clientes que usam internet em planos pós-pagos reclamam do bloqueio do serviço, o que tem forçado muitos a contratar novos planos

Confira Também

Você já percebeu, é claro, que tem usado muito mais a internet hoje do que anos atrás. E percebeu que o seu plano de dados, muitas vezes, acaba antes de terminar o mês, não é mesmo? Talvez você também esteja no grupo de pessoas que receberam contato de sua operadora de telefonia para mudar para um plano de dados maior. Você não é o único.
 
A telefonia móvel está entre os serviços com o maior número de queixas junto aos órgãos de defesa do consumidor – só neste ano, o site ReclameAqui registrou mais de 9 mil. Os casos mais recentes referem-se aos clientes que usam internet em planos pós-pagos. Até pouco tempo, toda vez que o limite da franquia de dados era ultrapassado, a operadora limitava o acesso à internet, a chamada “velocidade reduzida”. Recentemente, muitos reclamam do bloqueio total do serviço, o que tem forçado clientes a contratar pacotes de dados extra, a preços adicionais, ou fazer novos planos com mais gigabytes. 
 
Não há proibição que impeça as prestadoras do serviço de telefonia de comercializar novos planos, mas as informações sobre os pacotes devem estar disponíveis no site, nas lojas e postos de serviço, para o cliente. No contrato devem constar todas as informações sobre o plano escolhido, tarifas, preços, datas de reajustes e condições de utilização. Qualquer alteração nas condições do serviço deverá ser comunicada previamente ao cliente, dando a ele o mínimo de seis meses para optar por outro plano ou pelo cancelamento.

O que fazer?
 
Apesar de podermos usar redes wi-fi gratuitas, Às vezes temos que usar a conexão móvel para navegar. O problema é que, em um país onde os planos são limitados, os dados se esgotam rapidamente. Felizmente, há algumas formas de economizar os dados e fazer o pacote durar por mais tempo. Se você tem um iPhone, confira essas dicas:

1° Para os donos de Iphone, uma dica é desabilitar os dados moveis quando estiverem conectados a uma rede de Wifi. Assim, você impedirá que seu celular continue a usar simultaneamente as duas conexões. Para isso, click em ajuste e em seguida na aba celular, depois deslize o ícone verde para a esquerda.

2° Salvar mapas do Google Maps para que sejam exibidos off-line.
Também é possível baixar para o seu aparelho os documentos e arquivos mais acessados por seus aplicativos de compartilhamento por nuvens, como o Dropbox, Google Drive e similares.
 
3° Desabilitar o uso de rede de dados por seus apps
Feito isso, o aplicativo continuará funcionando normalmente, mas apenas quando você estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Basta, na mesma tela de ajuste, desativar o uso de dados do apps clicando em aplicações e deslizando o botão para a esquerda.

4° Desligue o backup de conversas, fotos e vídeos do Whatsapp.
Você pode impedir que o app faça essa atividade quando não estiver conectado ao wi-fi e com isso reduzir o consumo de dados 3G e 4G da sua franquia. Para ativar essa função abra a aplicação e cli em configuração, depois abra o item conversas e click na opção “Fazer backup em: Somente wi-fi”.

5° Desative atualizações em segundo plano.
Isso não somente irá fazer você economizar alguns gigabytes no fim do mês  como o ajudará a poupar bateria, já que os apps continuam funcionando mesmo quando estão ociosos.
 
6° Desative a sincronização do Mail, Contatos e Calendário.
Por padrão, o iPhone vem configurado para baixar automaticamente seus e-mails, contatos e eventos de calendário. Ou seja, regularmente ele está verificando os servidores em busca de novos itens e os baixando assim que aparecem. Para economizar seu plano de dados, uma dica interessante é desativar essa sincronização automática e fazer com que os apps só acessem o servidor e baixem novos itens quando você os mandar fazer. Para fazer isso, basta tocar em "Ajustes", logo depois em "Geral" e, finalmente, em "Atualização em 2º Plano".
 
7° Saiba que é possível reduzir o consumo de dados do seu navegador.
Considere usar o Chrome ou o Opera. Diferente do Safari, esses navegadores têm um recurso que comprime os dados de navegação do usuário, ajudando a reduzir o tráfego entre uma clicada e outra. Ambos os navegadores estão disponíveis na loja da Apple, a App Store. Só tome cuidado: especialistas dizem que eles são menos seguros que o Safari se você usa iPhone.
 
E se tudo ainda não for suficiente, desligue totalmente os dados do celular. Com isso, seu telefone vai permanecer completamente offline, sem nenhum contato com a internet. Essa, claro, é a solução mais drástica de todas e serve muito bem para aqueles que estão prestes a estourar a franquia do mês.  


Ed Leandro