Cervejas especiais de Natal Conheça algumas cervejas natalinas que você deveria conhecer e degustar enquanto espera pelo bom velhinho gplus
   

Cervejas especiais de Natal

Conheça algumas cervejas natalinas que você deveria conhecer e degustar enquanto espera pelo bom velhinho

Confira Também

Com certeza você deve estar acostumado a tomar espumantes e champagnes nas festas de final de ano. Mas sabia que em vários países da Europa e outros do hemisfério norte é muito comum beber nessa época as cervejas de Natal ou Christmas Beers? 
 
Em alguns lugares as fábricas de cerveja produzem rótulos especiais para o fim do ano. Como nesses países é bastante frio, essas cervejas natalinas geralmente são mais fortes, encorpadas e com maior graduação alcoolica – tudo para aquecer no rigoroso inverno.
 
O início da tradição tem versões diferentes entre os especialistas. Alguns acreditam que elas são  provenientes dos monges católicos, que criavam cervejas especiais para celebrar o nascimento do menino Jesus. Outros já dizem que o hábito vem da Escandinávia, já que os vikings preparavam uma bebida mais forte e encorpada que eram oferecidas a Odin e outros deuses nórdicos.
 
Abaixo listamos algumas cervejas especiais de Natal importadas e nacionais que você deveria conhecer. Infelizmente, não é fácil encontrar todos os rótulos no Brasil, mas algumas delas podem ser adquiridas em lojas especializadas.

#Importadas

Samichlaus
Um dos maiores clássicos natalinos, a Samichlaus é uma cerveja produzida atualmente na cervejaria Eggenberg e é feita anualmente apenas no dia 6 de dezembro, Dia de São Nicolau, e é envelhecida por 10 meses antes de ser engarrafada e comercializada para a data especial. É uma cerveja estilo Doppelbock, extra forte, e possui 14% de teor alcoólico.

Delirium Christmas (Noël)
A belga Delirium Christmas é importada da Bélgica e feita especialmente para as festas natalinas. Com 10% de teor alcoólico, é encorpada e tem aroma adocicado com notas de frutas vermelhas e aromas de caramelo.

Gouden Carolus Christmas
Com 10,5%, é outra cerveja forte. Com o aroma frutado, sua cor é vermelho-rubi. É fabricada no mês de agosto e descansa vários meses para estar no equilíbrio perfeito para a ceia de Natal. 

Fantôme de Noël
Mais uma sazonal vinda da Bélgica, a Fantôme de Noël traz 10% de teor alcoólico e visual alaranjado com aroma complexo que vai do adocicado ao apimentado. 

Affligem Noël
A belga Affligem Noël é uma dark strong ale e possui 9% de álcool. A sua coloração é rubi e ela possui aroma de frutas cristalizadas e sabor bem adocicado, com toque picante e cítrico ao final. 

St Bernardus Christmas Ale
A sazonal St Bernardus Christmas Ale é mais uma feita exclusivamente para a época natalina. Com 10% de teor alcóolico, traz uma coloração bem escura e um gosto licoroso com toque frutado.

Anchor Our Special Ale
Desde a sua criação, em 1975, todo ano a cervejaria cria a sua estilo ale de Natal - e todo ano com uma receita diferente e secreta. Além da fórmula, o rótulo também varia trazendo sempre uma árvore diferente. A cerveja é vendida de novembro a janeiro e este ano a árvore escolhida é um pinheiro natural do oeste americano, conhecido como "thousand mile tree" (árvore de mil milhas, em português).

#Nacionais

Olivia IPAlito de Natal
É o rótulo sazonal da cervejaria Suméria, que fica em Santo André (SP). Assim como a Baden Baden, ela traz uma cerveja mais refrescante, com 5,4% de graduação alcoólica, e ideal para acompanhar os pratos da ceia.

Baden Baden Christmas Beer
Um estilo de cerveja natalina diferente das europeias, é refrescante e levemente frisante para se assemelhar a um espumante. É uma cerveja de trigo do tipo ale com coloração clara, leve e com aroma frutado. Seu teor alcoólico é de 5,5%. Segundo a marca, a bebida harmoniza com pratos típicos da data, como peru, panetones e frutas secas.

Bamberg Weihnachts

Feita para acompanhar a ceia de fim de ano, a cerveja Bamberg Weihnachts é uma ale que harmoniza com pernil, tender e carne assada.

De coplaração avermelhada a Weihnachts é  produzida com lúpulo da região de Hallertauer, Alemanha, que dá maior refrescância à bebida, segundo a fabricante. Seu aroma é de frutas vermelhas, levemente defumado e com um toque sutil de caramelo.

Preparada para o clima brasileiro, seu teor alcoólico é de 6%. A Bamberg Weihnachts pode ser encontrada por 14 a 20 reais a garrafa de 600 ml.

 


Juliano Buzato