9 Famosos envolvidos em cultos esotéricos Burroughs, Page ou Elvis Presley? Quem são e o que faziam algumas das celebridades mais obcecadas pelo universo do oculto gplus
   

9 Famosos envolvidos em cultos esotéricos

Burroughs, Page ou Elvis Presley? Quem são e o que faziam algumas das celebridades mais obcecadas pelo universo do oculto

Confira Também

Eles marcaram época como figuras populares na história da humanidade, mas por trás das cortinas se interessavam por práticas nada ortodoxas. O ocultismo, ou o estudo da realidade para além da razão pura e das ciências físicas, é um tipo de esoterismo que vem desde a Idade Média – mas até hoje alcança artistas que estão na crista da onda. Descubra a seguir quais personalidades se dedicam ou dedicavam a conhecer tudo aquilo que se relaciona às forças além do homem. 

#9 Raul Seixas: Sociedade Alternativa não era só uma música. Raul explicou durante uma entrevista a Pedro Bial: “eu pertencia a uma sociedade esotérica na época, em 74, que me deu um terreno em Minas Gerais pra eu construir uma cidade chamada Cidade das Estrelas, onde o advogado era o não-advogado, o policial era o não-policial, os conceitos, valores trocados, né? ”. Influenciado pelos preceitos da Thelema de Aleister Crowley, Raul Seixas e Paulo Coelho chegaram a fundar uma seita batizada de Sociedade Novo Aeon.

#8 Michael Jackson: Outro fã das obras de Crowley, Michael Jackson sempre deu um jeito de demonstrar seu apreço pelo oculto e desconhecido, seja em suas músicas, videoclipes ou capas de álbuns. Dizem até que ele popularizou o Moonwalk de Jeffrey Daniel (pois é, não foi ele quem inventou!) por influência do escritor britânico, que pregava “caminhar, conversar e ler ao contrário regularmente”. Como se não bastasse as inúmeras referências reunidas na capa de Dangerous (1991), há um busto egípcio de 1889 comprado no Cairo, exposto há 21 anos no Museu de Chicago, que retrata uma mulher assustadoramente parecida com Jackson.

#7 Madonna: Desde Marilyn Monroe o estereótipo da loira sexy e inocente é apontado por teorias conspiratórias como um tipo de controle da mente, o Sex Kitten Control. Além da coleção de clipes controversos, Madonna, a rainha do pop sensual, conhecida por sua desinibição e relacionamentos plurais, estudou a Cabala, uma disciplina esotérica que investiga questões ontológicas em busca de autorrealização. Sua aparição altamente influenciada por símbolos sumérios no último Super Bowl colocou a loira de volta na boca da galera.

#6 David Bowie: O álbum Hunky Dory lançado por Bowie em 1971 traz a faixa “Quicksand”, uma música que referencia claramente o culto de Crowley: “immersed in Crowley’s uniform of imagery” (“imerso no uniforme de imagens de Crowley”, literalmente). No ápice de seu envolvimento com rituais e mantras, Bowie chegou a guardar sêmen no congelador porque temia que bruxas estivessem tentando roubar seus genes. 
 
#5 William Burroughs: Burroughs se envolveu com ocultismo pela primeira vez quando viajou à América Latina para investigar uma planta que supostamente dava superpoderes. Em seu livro The Yage Letters, ele escreveu sobre o tempo que passou ao lado do beat Allan Ginsberg por lá. Crente nos poderes mágicos da fotografia – que segundo ele tinha o poder de tirar o sujeito do espaço e do tempo – foi enterrado com o anel do culto Iluminados de Thanateros.

#4 Jimmi Page: Page frequentemente fazia referências a elementos ocultos em seu trabalho com o Led Zeppelin. No famoso Untitled Album, que posteriormente ficou conhecido como Led Zeppelin IV, o guitarrista usou o símbolo “zoso” para representar a si mesmo. Embora ninguém saiba exatamente o que significa, muitos afirmam que se trata do símbolo zodíaco para Saturno – amplamente indicado na astrologia como o planeta de grande influência na regência do chumbo no cosmo.

#3 Elvis Presley: Apesar da óbvia influência católica tanto na música quanto na vida, Elvis tinha opiniões bastante interessante a respeito de várias coisas a sua volta. Ele chegou ler Madame Blavatsky, cofundadora da teosofia, para o público durante alguns shows. A ideia da escritora russa do séculox XIX é que Saturno irá reger a Terra durante a Era de Aquário. Madonna, que nasceu no mesmo dia que O Rei morreu (16 de agosto), beija seu pôster em seu filme “Quem é Essa Garota?”.

#2 Aleister Crowley: Você já viu Edward Alexander Crowley antes, só que não reparou. Ele aparece na capa do disco Sargent Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967) dos Beatles, na contracapa do disco 13 (1970) do The Doors e na capa de Dangerous (1991) de Michael Jackson. Mago, hedonista, enxadrista exímio, membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada, eventualmente líder da O.T.O, Crowley influencia artistas até hoje, como Ozzy, Marilyn Manson e Kenneth Anger.

#1 Isaac Newton: Aqueles que acreditam que qualquer referência à visão de mundo newtoniana seja de natureza puramente mecânica comete um engano. O famoso cientista e matemático do século XVII foi o primeiro a descrever o movimento dos planetas e as leis que fundamentam a mecânica clássica. Boa parte de seus escritos sobre cronologia e alquimia jamais foram publicados. John Maynard Keynes, o economista que comprou parte dessas obras, declarou em 1942 que "Newton não foi só o primeiro da idade da razão, mas o último dos mágicos."


Danilo Barba