Câmera de infravermelho denuncia se você está apaixonado Estudo afirma que é possível saber se alguém esta apaixonado através da temperatura corporal gplus
   

Câmera de infravermelho denuncia se você está apaixonado

Estudo afirma que é possível saber se alguém esta apaixonado através da temperatura corporal

Confira Também

Segundo pesquisadores da Espanha, é possível saber se uma pessoa está apaixonada de acordo com a temperatura corporal dela. Isso porque o corpo humano tende a ficar mais quente quando se está próximo da pessoa amada ou pensando muito nela.

Para comprovar essa teoria, estudiosos da Universidade de Granada fizeram dois testes. Recrutaram 60 pessoas que estavam namorando havia pouco tempo, que é quando a paixão ocorre com maior intensidade, e mediram a temperatura base do corpo deles depois de passarem 20 minutos sem roupa. Após isso, cada voluntário foi filmado (devidamente vestido) enquanto olhava para três tipos de fotos, que incluíam seus respectivos namorados, amigos e família, e situações que lhes causam ansiedade. 

A filmagem, feita com uma câmera de infravermelho, também chamada de termográfica, foi usada para exibir a variação na temperatura corporal dos voluntários, e mostrou que quando os participantes viram fotos da pessoa amada sua temperatura corporal aumentava cerca de 2°C em áreas do corpo como: mãos, bochechas, peito e até as partes íntimas. No entanto, este aumento de temperatura corporal não foi captado pela câmera quando os participantes viam fotos de amigos e familiares.

Já no segundo teste, cada voluntário precisou colocar as mãos em um balde de água com gelo e retirar enquanto eram exibidas as fotos. A câmera mostrou que os apaixonados recuperavam a temperatura normal das mãos bem mais rápido que o padrão, que é de aproximadamente 4 minutos. Já quando viam as outras fotografias a recuperação era bem mais lenta que o normal.

De acordo com os cientistas, isso ocorre porque o amor causa a dilatação dos vasos sanguíneos, enquanto a ansiedade leva estes mesmos vasos a se contraírem.

Os pesquisadores acreditam que os humanos possuem um mapa térmico no corpo para cada tipo de emoção, e, com a popularização das câmeras termográficas, esperam disponibilizar em breve um aplicativo que capte padrões de temperatura para detectar se a pessoa filmada está apaixonada ou não.


Nathalia Marques