A empresa dos seus sonhos pode estar de olho em você Redes sociais são cada vez mais usadas nos processos seletivos. gplus
   

A empresa dos seus sonhos pode estar de olho em você

Redes sociais são cada vez mais usadas nos processos seletivos.

Confira Também

Recente pesquisa feita pelo grupo Michael Page, referência em recrutamento especializado de executivos para média e alta gerência, revelou que o brasileiro é o que mais usa as redes sociais na busca por um emprego. Dentre os escritórios da empresa, o Brasil é o que mais recebe inscrições de candidatos através dos sites de relacionamento.

A pesquisa comparou o volume de contratações feito pelas empresas do grupo cuja interação dos candidatos teve origem nas redes sociais. Na América Latina, o País é o primeiro da lista, seguido por Chile, Argentina e México. Em âmbito global, o Brasil está à frente de nações como Inglaterra, França e Austrália e EUA.

Mas é importante ressaltar que é uma via de mão dupla. As grandes empresas também estão atentas a potenciais candidatos. Em sites de relacionamento com fins corporativos como o Linkedin, Jobster, Plaxo e até mesmo no Facebook e no Twitter, os headhunters, profissionais que são uma espécie de caça-talentos, conseguem detectar pessoas que atendam aos pré-requisitos para determinadas vagas.

Na visão da coordenadora de Marketing Online e Mídias Sociais da Michael Page para o Brasil e América Latina, Suzie Clavery, a participação desses sites no processo seletivo é um caminho sem volta.

“Jamais (as redes sociais) vão tirar o papel do recrutador, mas poderão facilitar em muitos casos. Hoje, por exemplo, já fazemos entrevistas através do Skype. Essas ferramentas vão aumentar ainda mais o poder de análise, pois cada vez teremos mais informações prévias”, disse.

De acordo com a profissional de marketing, o Linkedin é o mais consultado pelos analistas, mas o Twitter é o que tem maior fluxo de informações. Além disso, na opinião dela, só agora os usuários estão aprendendo a usar o Facebook como uma ferramenta profissional. “As pessoas estão cada vez mais buscando informações sobre o mercado. No nosso país, o fluxo de contratações aumentou substancialmente e esses profissionais estão atentos aos movimentos de seus respectivos mercados”, afirmou.

Apesar de toda a evolução e da utilização cada vez maior da internet pelo setor de recursos humanos, segundo a coordenadora da Michael Page, o papel do recrutador e a entrevista ainda são os principais elementos no processo de contratação. No entanto, a imagem que o candidato passa na web pode contar muitos pontos.

“O conteúdo postado pelos postulantes não é determinante, mas, dependendo, pode fazer diferença, tanto pelo lado positivo como negativo. Em um encontro, o que você falaria na cara de uma pessoa na presença de outros? Em muitos momentos, temos que ser políticos, usar do bom-senso e equilíbrio. Assim deve ser o comportamento nas redes sociais. O profissional também deve ter cuidado ao fazer uma crítica a determinada empresa, pois a mesma pode ser cliente de onde se trabalha”, alertou Clavery.

Sobre a atualização do status, ela deu algumas dicas que podem fazer com que o seu perfil seja mais recomendado às maiores companhias do mercado:


“O que chama a atenção é o valor da opinião. Quem só reproduz não é valorizado. Os recrutadores se interessam por quem sabe criar conteúdo, que está antenado com o momento atual do mercado e que compartilha informações importantes. Além disso, aqueles que são mais seguidos do que seguem e que têm uma rede de contatos de alto nível estão sempre no foco. 


Com relação ao perfil, é fundamental que esteja sempre atualizado. Deve-se mencionar a empresa que trabalha e o cargo, cursos realizados e falar sobre a função que desempenha e das melhorias e ideias inovadoras que o profissional trouxe para a instituição”, concluiu Suzy Clavery, que informou, ainda, que a interação do público masculino é maior em relação ao sexo oposto – cerca de 65% .