Andando nas alturas Profissão ideal para os que gostam de aventura, pilotar aviões de pequeno porte virou tendência entre os jovens gplus
   

Andando nas alturas

Profissão ideal para os que gostam de aventura, pilotar aviões de pequeno porte virou tendência entre os jovens

Confira Também

Pilotar avião sempre foi vista como uma profissão glamurosa e admirada por todos, além disto, em meados do século 20, esta não era uma ocupação comum entre os mais novos. Porém, com o passar do tempo, o cenário mudou e hoje, atraídos, sobretudo pela falta de rotina proporcionada pela profissão, os jovens se mostram cada vez mais interessados pelo mundo da aviação. 


Aprendendo a voar

Para se tornar um piloto de avião comercial (os que cruzam o mundo carregando centenas de passageiros) é preciso seguir uma longa estrada. Para os que enxergam a profissão apenas como um hobby, pilotar aviões de pequeno porte pode ser uma experiência divertida e menos trabalhosa. Em todo o caso, o candidato precisa, além de determinação e muita responsabilidade, ter dinheiro no bolso, já que a aviação de maneira geral não é uma das áreas mais baratas do mercado. 

Estima-se que no Brasil existam cerca de 60 mil pilotos em diferentes habilitações. Nos grandes centros do país é fácil encontrar escolas de capacitação, portanto é imprescindível ter cuidado na hora de se matricular. Os locais mais indicados são, evidentemente, os reconhecidos pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e também os aeroclubes (voltados para o ensino da aviação civil), ideais para quem deseja seguir carreira. 

"Várias empresas são homologadas para esse fim. Particularmente os aeroclubes. O custo varia de 250 a 400 reais por hora de voo para aviões e de 700 a 900 para helicópteros. O curso teórico varia em torno de 2.200 reais e dura cerca de três meses," explica o professor Deusdedit Carlos Reis, coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da Fumec, de Belo Horizonte, universidade mantida pela Fundação Mineira de Educação e Cultura.   

Carlos Reis considera que o candidato graduado pode levar vantagem sobre os demais. "Apesar de não ser obrigatório ter o curso superior de Ciências Aeronáuticas para exercer a profissão, a tendência é que as empresas exijam a graduação. Hoje já há uma facilitação para aqueles que são diplomados. Deles, as grandes empresas exigem um número menor de horas para a contratação," acrescenta.  

Para começar, o candidato interessado em se tornar um piloto de aeronaves de pequeno porte, precisa ter 18 anos completos e cerca de 40 horas de voo, além de ter concluído o primeiro grau. O próximo passo é obter o CCF, certificado que comprova a capacidade física da pessoa. Para fechar, o aspirante a piloto deve realizar um conjunto de provas junto à ANAC e um o voo de cheque com um inspetor da agência reguladora nacional.

Embora não seja voltado para os que desejam se tornar pilotos de aeronaves comerciais, o curso de piloto privado dá uma boa base do que é a aviação civil. Nas aulas, o aluno aprende mais sobre a parte técnica das aeronaves, além de estudar teoria de voo, meteorologia e medicina aeroespacial. Em média o curso dura quatro meses. Mesmo com a informatização da ANAC e das escolas, que tomam conta de toda a papelada, alguns documentos precisam ser apresentados no ato:

- Ficha de inscrição 
- Carteira de identidade (para os maiores de 18 anos) 
- Comprovante de conclusão do primeiro grau
- Título de eleitor
- CPF
- Certificado de reservista ou alistamento militar 
- Duas fotos 3x4

Os que desejam tornar-se piloto comercial devem seguir uma cartilha específica. "Para voar profissionalmente, é necessário que a pessoa seja qualificada como piloto comercial. Para obter essa habilitação, ele precisará primeiro ser um piloto privado, conseguir ser aprovado no exame teórico da ANAC para piloto comercial e obter o certificado de capacidade física de primeira classe. Ensino médio completo, 150 horas de avião ou 100 de helicóptero, são os outros requisitos para que o aluno possa ser submetido ao voo de cheque com um inspetor da ANAC," salienta Carlos Reis, coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da Fumec. 

Visto como uma pessoa classuda e de extremo bom gosto, o piloto de avião é, sem dúvidas, um dos profissionais mais admirados do mundo, especialmente pelas mulheres. Todo este status não é pra menos, afinal a remuneração de quem pilota aviões, sejam eles pequenos ou grandes, é bem alta. 

"Em início de carreira, há pilotos ganhando entre 1,5 mil e 15 mil reais. Tudo depende muito do avião, do empresário que solicitou o serviço, enfim, há uma série de coisas. O tempo de carreira também conta bastante. Existem pilotos mais experientes que ganham até R$50 mil por mês. É mais raro, mas existem alguns," ressalta Carlos Reis. 

O tipo de aeronave, a região do país e o cargo ocupado (piloto ou co-piloto) além do segmento da aviação em que o profissional ocupa, também são decisivos para a média salarial.