Cerveja: mentiras e verdades sobre a bebida A temperatura ideal, as calorias e os benefícios para o organismo. Dez mitos e verdades sobre a cerveja nossa de cada dia gplus
   

Cerveja: mentiras e verdades sobre a bebida

A temperatura ideal, as calorias e os benefícios para o organismo. Dez mitos e verdades sobre a cerveja nossa de cada dia

Confira Também

Em tempos de internet, muitas notícias aparecem sobre os mais diversos assuntos e muitas vezes não sabemos realmente se é uma notícia real ou se é apenas mais um boato espalhado pela grande rede. Não diferente, a cerveja também cai nessa armadilha e não dá pra acreditar em tudo, tampouco duvidar. Mas o que é verdade e o que é mito sobre a nossa bendita cerveja de cada dia. 

#1 Cerveja boa é a estilo “canela de pedreiro”?
MITO. Obviamente a temperatura vai do gosto de cada pessoa, mas segundo especialistas, o ideal é tomá-la numa média de 6°C, só assim você consegue apreciar os ingredientes da bebida, já que as papilas gustativas não conseguem diferenciar os sabores quando ela está trincando.

#2 A água influencia o gosto da cerveja?
MITO. Antigamente esta afirmação tinha procedência, mas atualmente os fabricantes conseguem tratar a água e deixá-la em condições ideais - inclusive padronizadas - para todas as fábricas que produzem a mesma cerveja. No entanto, é possível sim que você sinta diferença de uma cerveja feita em uma unidade para outra, isso porque existem outros fatores que podem alterar o sabor, a data de envasamento, o deslocamento, a exposição de luz e as condições de estocagem são alguns exemplos.

#3 Cerveja engorda?
VERDADE. Assim como todo alimento, as cervejas também possuem calorias, e dependendo da quantidade de cerveja que você consumir, você vai sim engordar. No entanto, a breja está longe de ser uma vilã, se consumida moderadamente, claro. Para efeito de comparação, uma lata de cerveja tem em média 147 calorias, enquanto uma generosa porção de batata frita tem aproximadamente 1.000. Acho que isso finaliza o tópico.

#4 Cerveja hidrata tão bem quanto a água após os exercícios físicos?
MITO. Esta foi uma das matérias mais compartilhadas em minha timeline há alguns meses.Segundo a Universidade da Costa Rica, a verdade é que, por ser composta por 90 a 95% de água e geralmente ser consumida gelada, a cerveja é refrescante e mata a sede. Mas de jeito nenhum repõe o líquido perdido na atividade física como a água, devido à presença do álcool que faz com que 75% do líquido ingerido seja eliminado pela urina. Portanto, na hora de se hidratar, prefira a água ou isotônicos e deixe a cerva para depois.

#5 Garrafas escuras são melhores que as claras para conservação da cerveja?
VERDADE. Como dito no tópico anterior, a exposição de luz é um dos fatores que alteram o sabor do nosso suco de cevada de cada dia. Portanto, a garrafa escura protege mais o líquido dos raios solares que transparentes. Diferentemente do que diz o senso comum, as latas também são um ótimo recipiente de conservação, além disso, gelam mais rapidamente a bebida.

#6 Sal, gelo e álcool ajudam a gelar a cerveja mais rápido?
VERDADE. Jogar o sal no gelo faz com que ele derreta mais rápido e em uma temperatura de fusão menor. O álcool rouba calor e o líquido conduz calor melhor que o gelo. Logo, essa mistura faz com que a energia térmica da bebida seja "removida" com maior velocidade, assim a bebida fica mais gelada em menos tempo. 

#7 O tipo do copo influencia o sabor da cerveja?
VERDADE. Os sabores e aromas de cada cerveja são ressaltados conforme o copo utilizado e basicamente pode se apontar duas razões: o aroma e a apresentação. Copos específicos podem ressaltar as propriedades aromáticas e gustativas de cada tipo de cerveja. A apresentação também é um dos fatores levado em conta, já que a visão é um dos sentidos mais utilizados pelos seres humanos. No entanto, nada é mais importante do que aproveitar o momento, se estiver no boteco com os amigos, usar o famoso copo americano.

#8 Quanto mais escura mais forte a cerveja?
MITO. A cor da cerveja depende do malte torrado, portanto não influencia em nada no teor alcoólico. Paralelamente os componentes responsáveis pelo álcool, acabam não influenciando na cor. Ou seja, uma cerveja escura pode sim ser mais forte, mas isso independe de sua cor.

#9 Beber cerveja é bom para expelir pedras no rim?
MITO. Muita gente acredita e dissemina que tomar cerveja ajuda a expelir as pedras nos rins e infelizmente está aí mais uma mentira. Segundo médicos urologistas, a cerveja é um diurético e estimula o fluxo urinário e assim pode auxiliar na PREVENÇÃO. No entanto se você já sofre de cálculo renal EVITE beber cerveja e até mesmo água em excesso, pois, ao contrário do que dizem, o excesso de líquido vai inchar o seu rim e causar ainda mais dor.

#10 Na antiguidade as pessoas bebiam mais cerveja do que água?
VERDADE. Antigamente, a qualidade da água não era das melhores, por isso a maioria das pessoas preferiam beber cerveja: elas acreditavam que o álcool matava muitas das impurezas contidas no água. Acredita-se, inclusive, que muitos dos trabalhadores que construíram as pirâmides do Egito estavam longe de serem escravos e recebiam o pagamento em cerveja. (Agora ficou mais fácil entender a motivação dos egípcios em construir tantos monumentos).


Juliano Buzato