5 Mitos sobre o carboidrato Eliminar o carbo da dieta garante emagrecimento? Conversamos com uma nutricionista para desvendar o mistério gplus
   

5 Mitos sobre o carboidrato

Eliminar o carbo da dieta garante emagrecimento? Conversamos com uma nutricionista para desvendar o mistério

Confira Também

Muitos caras na pegada de emagrecer começam por dispensar a bela macarronada de domingo, e acabam evoluindo por cortar completamente os carboidratos da dieta. Mas será que essa tática funciona? Será que perdemos peso de verdade ao cortar definitivamente os bolos, as massas, o arroz (e o pãozinho!)?

“Todo esse processo induz a perda de peso rápida, o que não tem haver com percentual de gordura, e a pessoa também pode se sentir fraca, com raciocínio lento e mal humorada por não ter energia adequada”, alerta Dra. Márcia Andrea de Melo Loureiro, nutricionista e dona da Salutar Alimentos. Raciocínio lento e mal humorada? Hm, acho que eu conheço algumas pessoas que precisam de uma bela dose de carboidratos!

“Uma dieta ruim pode causar problemas de pele, capilar, estomacais e até intestinais. No caso da dieta sem carboidratos, para produzir energia necessária para o dia a dia o organismo utiliza a reserva de glicose armazenada no fígado e nos músculos e, depois, a gordura do corpo. O fígado começa a trabalhar mais por sentir falta de glicose.”
Além das proteínas e carboidratos serem necessárias para o funcionamento correto do corpo, até a própria nutricionista admite que “ninguém aguenta comer somente proteína e gordura por muito tempo”. Segundo Loureiro, quem deseja emagrecer corretamente e de forma saudável deve procurar um especialista para indicar a melhor dieta a ser seguida. “E se alimentar bem. O prato de todas as refeições deve ter carboidratos, proteínas, verduras e legumes. Esses alimentos compõem pratos coloridos e apetitosos, além de suprir as necessidades que o corpo precisa de carboidratos, proteínas magras e vitaminas.”

Confira a seguir os cinco maiores mitos sobre os carbos desvendados pela Dra. Márica e esqueça essa história de riscar o alimentdo da sua dieta. 

5. “Não devemos consumir alimentos ricos em carboidratos depois das 8 da noite.”
Falso! Ingerir carboidratos à noite não engorda. Os carboidratos são os nutrientes que devem estar presentes em nossa alimentação em maior quantidade. Um erro é fazer uma alimentação muito restrita durante o dia e, à noite, fazer a compensação. Faça pequenas refeições de três em três horas e opte por uma variedade de alimentos. Evite fazer uma refeição em grande volume no final do dia, já que nesse período o metabolismo diminui devido à redução das atividades diárias e ao período de sono. 

4. “Não devemos ingerir carboidratos junto com proteínas.”
Falso! Carboidratos e proteínas se potencializam quimicamente quando estão juntos, melhorando a qualidade da alimentação e a absorção de nutrientes por parte do nosso organismo.

3. “Não é bom consumir carboidratos antes de fazer exercícios.”
B*****ht! O consumo de carboidratos até uns 20 minutos antes de qualquer atividade física é importantíssimo para fornecer energia e manter o nível de glicose do nosso sangue em níveis ótimos, evitando assim a fadiga causada pelos exercícios.

2. “Carboidratos demais podem gerar complicações.”
No processo metabólico do corpo humano, os tipos de alimentos, que contêm carboidratos em maior ou menor quantidade, após a digestão, se transformam em um tipo de açúcar chamado glicose, que é a principal fonte de energia necessária ao perfeito funcionamento do corpo humano. Essa energia gerada pela glicose é utilizada para o crescimento, a regeneração celular, a atividade física, o pensamento e a manutenção do corpo em geral. Quando ingerimos açúcar em excesso – seja através dos cereais ou frutas, ou diretamente através do açúcar refinado, balas e doces – o pâncreas, glândula responsável pela produção da insulina, fica sobrecarregado, já que a insulina é um hormônio que transforma o açúcar (sacarose) em glicose. A glicose em excesso, essa energia não consumida, vira gordura e se acumula no organismo, causando doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e hipertensão arterial, dentre outras.

1. “Carboidrato engorda.”
Um dos maiores mitos sobre o carboidrato é que eles podem engordar, mas isso não passa de conversa fiada! Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. Por isso, nem pense em cortá-los do seu cardápio, mesmo se quiser emagrecer. Esse nutriente é, sem dúvida, um combustível fundamental para o organismo e a base da nossa alimentação. O que aumenta o peso, na verdade, é o consumo em excesso de qualquer alimento, seja ele rico em carboidratos, gorduras, ou até mesmo proteínas. Além de fornecer a energia necessária para o corpo, também é um excelente combustível para o cérebro, e é por isso que muitas pessoas se queixam de dores de cabeça quando ficam muito tempo sem consumir carboidrato. 


Danilo Barba