7 curiosidades sobre James Bond, o 007 Confira alguns dos fatos mais interessantes que envolvem os filmes e a história de James Bond, o espião mais famoso do planeta gplus
   

7 curiosidades sobre James Bond, o 007

Confira alguns dos fatos mais interessantes que envolvem os filmes e a história de James Bond, o espião mais famoso do planeta

Confira Também

O agente secreto 007, codinome de James Bond, foi criado pelo escritor Ian Flemming em 1953 como o personagem principal de seu livro, Casino Royale, que daria origem à série de filmes que fazem sucesso até hoje. Mais de 55 anos e 24 filmes (até o momento) depois, o personagem tornou-se uma figura recorrente na cultura popular. Além dos belos carrões, ternos impecáveis e lindas mulheres a tiracolo, a história do espião britânico por trás das câmeras coleciona fatos curiosos que, possivelmente, poucos de seus fãs saber.


A saga da produção dos filmes de James Bond é marcada por vários fatos interessantes. Prepare a pipoca e confira outras 7 curiosidades que só acontecem no universo 007:

#1 - De onde surgiu o nome James Bond?
Tudo começou com um livro de ornitologia – isso mesmo, a ciência que estuda os pássaros -, Birds of the West Indies (Pássaros Das Índias Ocidentais). A tal publicação foi escrita por um ornitólogo nascido em 1900 na Filadélfia: Dr. James Bond. Em sua casa na Jamaica (que leva o nome de Golden Eye), o escritor Ian Fleming se deparou com a publicação e teria concluído que tal nome - “curto, pouco romântico, anglo-saxão e bem masculino” - era tudo que precisava para o personagem espião de seu livro. E assim nasceu o segundo James Bond, bem mais célebre que o ornitólogo.

#2 - Clint Eastwood como James Bond?
Logo após a saída de Sean Connery do papel, no fim dos anos 60, o então astro dos filmes de faroeste, Clint Eastwood, foi convidado para ser o novo James Bond. Entretanto, o ator recusou o convite por não se identificar com o personagem. Segundo ele, o papel deveria ser defendido por atores britânicos e não por americanos. Para substituir Sean Connery foi chamado George Lazemby, australiano.

#3 – Máquina de escrever banhada a ouro
A história de James Bond foi escrita por Ian Fleming em uma máquina de escrever banhada a ouro. Sua Royal Quiet Deluxe Portable, modelo 1947, era uma raridade que teve poucas unidades produzidas. Adquirido de um vendedor nova-iorquino por Fleming em 1952, o modelo aparece em várias fotos do autor em sua casa na Jamaica e foi arrematado em 1995 num leilão. Desde então, nunca mais se teve notícias da máquina de escrever. Um mistério digno para James Bond.

#4 – Carro inspirado no desenho Speed Racer
O Lotus Esprit que se transformou em submarino no filme O Espião que me Amava foi inspirado no famoso Mach 5, utilizado por Speed Racer no mangá/anime japonês. O carro, usado nas gravações do filme de 1977, foi leiloado em 2013 pelo equivalente a 2,2 milhões de reais. Conheça aqui os carros usados no novo filme e uma galeria com os outros carrões dirigidos pelo espião ao longo dos anos. 

#5 - “Bond, James Bond”
A apresentação do agente secreto 007 se se tornou uma das frases mais famosas do cinema. Ela foi dita pela primeira vez por Sean Connery aos exatos 5min38s do filme O Satânico Dr. No. Bond se apresentou depois que uma bela moça (elas são presença constante em seus filmes, veja as principais Bond girls aqui) perdeu uma aposta para ele numa rodada de poker.
#6 - Steven Spielberg não foi aceito para dirigir 007
Diretor de arrasa-quarteirões, Spielberg revelou ao jornal Daily Mail que, no inicio dos anos 70, ele se prontificou a dirigir um filme de 007 e foi até Cubby Broccoli (na época comandante da franquia), de quem recebeu um redondo “não” como resposta. Anos depois, Roger Moore (um dos 6 atores que já interpretaram James Bond) contou em seu livro My Word is my Bond que Broccoli teria recusado Spielberg por causa da porcentagem de lucro que ele poderia pedir. Moore adicionou ao seu livro mais tarde: "Sempre foi política (da EON Productions de Broccoli) que nenhum diretor de 007 recebesse porcentagem da bilheteria do filme. Então, Spielberg foi fazer Indiana Jones, que eu vejo como um James Bond de época!"

#7 - A música tema da série foi baseada em uma canção sobre... espirros
Tã-tã-tã, tããã... tã-tã-tã-tã-tããããã (ouça aqui) Criada por Monty Norman, o mesmo artista que compôs a música da saga, Good Sign Bad Sign saiu do musical A House for  Mr.  Biswas, foi adaptada e se tornou tema no filme O Satânico Dr. No. A letra da música começa assim:  “Nasci com esse espirro azarado e, o que é pior, vim ao mundo com os pés antes da cabeça. Os especialistas todos concordam que sou a razão pela qual meu pai caiu no lago da cidade e morreu afogado”. Estranho, não?