Tattoo: o que você precisa saber É fácil se arrepender depois? Tatuados e especialistas colocam motivos e fatos na balança pra te ajudar na hora da decisão final gplus
   

Tattoo: o que você precisa saber

É fácil se arrepender depois? Tatuados e especialistas colocam motivos e fatos na balança pra te ajudar na hora da decisão final

Confira Também

A tatuagem é a prática secular de inserir tinta à derme para mudar o pigmento da pele.  O termo tattoo foi dito pela primeira vez pelo naturalista James Cook, ao descrever pela primeira vez os indígenas que encontrou ao chegar à Austrália e Nova Zelândia a bordo do HMS Endeavour. Em seus diários, ele escreveu que as tribos “se marcavam perpetuamente de acordo com suas disposições de humor”. Quase 250 anos depois eu lhes faço a pergunta: por que fazer uma tatuagem hoje em dia?

Para o ator e modelo Jesus Luz, os fatores que pesam na decisão envolvem uma razão, um momento e uma empolgação. “Tenho seis tatuagens. Comecei fazendo, no Rio de Janeiro, quando tinha 18 anos, e a minha última foi em Roma, com 26, mas acho que vou fazer mais. (Risos)”. 

Já o DJ Johnny Glövez, que está com sua música rolando na trilha sonora da novela global Babilônia, as tattoos têm um significado especial. “São símbolos de proteção e religião”. Atualmente ele tem quatro tatuagens: uma na perna, duas na costela e outra manga inteira cobrindo o braço e ombro. “Sempre gostei de tatuagem desde pequeno. As primeiras, eu fiz novo, com 18 anos. Foram ideias minhas que sempre quis fazer”, garante Glövez.

Preconceito ou curiosidade?
Jesus Luz conta que a tatuagem afeta positivamente sua vida social. “Sempre inspirei amigos e recebi elogios dos artistas escolhidos para tatuar. Graças a Deus, nunca sofri nenhuma rejeição em relação a trabalho. Não faço tatuagem por fazer.”
Segundo Glövez, as tattoos despertam curiosidade nas pessoas ao seu redor. “Algumas ainda têm o olhar preconceituoso, mas isso nunca afetou nada na minha vida profissional, por ser algo relacionado à arte.” 

Cores e desenho
Quanto às cores, Jesus fala que isso é “muito pessoal e íntimo”, mas diz que prefere mais tattoos sem cores. Glövez também opta pelo básico: “As minhas tatuagens são todas em preto e cinza, é o estilo que mais gosto. Tem que fazer um desenho no estilo que tenha a ver com você. É algo muito pessoal e do seu gosto. Não há regras, você é livre para fazer o que quiser”, sugere o DJ.

Por outro lado, Alexandre Wildmann, tatuador do estúdio Electric Traditional Tattoo, garante que não existe um desenho ou cor específica que esteja na moda. “Faço tatuagens exclusivas, criadas em cima da ideia do cliente.” 

Riscos de fazer uma tatuagem
Às vezes a tatuagem pode desencadear reações alérgicas na pele, devido aos corantes usados, causando irritação. “A tatuagem pode desencadear a dermatite de contato, reação alérgica ao contato com a tinta, que é mais comum em pessoas potencialmente alérgicas, como as portadoras de dermatite atópica (inflamação na pele)”, afirma a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Angélica Pimenta. De acordo com a especialista, em alguns casos, a tatuagem pode até gerar infecções na pele, que causam vermelhidão, inchaço, dor e até mesmo pus. “Por isso, para evitar riscos como alergias, granulomas (nódulos de caráter inflamatório), queloides (má-cicatrização) e infecções por bactérias os tatuadores devem utilizar materiais descartáveis, como agulhas, máscaras, luvas, lâminas e raspador de pelos, além de produtos antissépticos, como álcool, durante e após o procedimento”, comenta.

HIV, hepatites e outras infecções 
Além disso, infecção por vírus HIV e hepatites podem ser contraídas através da tatuagem. Por isso, a agulha deve ser descartável, já que por ser muito fina, a mesma pode manter resquícios de sangue. No caso, isso aumenta as possibilidades do tatuado ser contaminado pelo HIV e hepatites B e C. “Existe uma bactéria chamada staphylococcus aureus, e sua característica é habitar nossa pele e fossas nasais. Quando o tecido é perfurado no procedimento de tatuagem, essa bactéria pode entrar e se instalar na corrente sanguínea, se alojando em alguma parte do nosso corpo. Por isso, é fundamental que a higienização seja realizada com propriedade e que os produtos sejam descartáveis”, observa a especialista.  

Cuidados com a cicatrização
Wildmann destaca que logo depois de fazer a tattoo você “não deve expor a região ao sol, mar, piscina. Também não deve coçar ou arrancar as cascas que vão se formando.”

Angélica concorda, destacando que é importante não expor a tatuagem antes do tempo recomendado, porque assim você se protege de bactérias no ar, que podem penetrar através da pele. “Após a retirada do curativo é essencial lavar o local com cuidado, usando água morna e sabonete líquido antibacteriano ou antimicrobiano suave e sem perfume”, recomenda a dermatologista. De preferência, evite esponjas, já que elas podem abrigar bactérias. “Não esfregue a tatuagem em hipótese alguma, pois pode causar irritação na pele. Depois que a tatuagem estiver completamente seca, use uma camada fina de pomada antibacteriana na região”. Gradativamente você pode substitui-la por um hidratante convencional, mas sem perfume ou corantes. “Evite passar a pomada e hidratante demais, pois o excesso de produto pode prejudicar a tatuagem”, observa Angélica.

E se você se arrepender, é caro remover a tinta depois?
Segundo Wildmann, ao invés de se preocupar em métodos de remover tatuagens primeiro se deve pensar se você está seguro mesmo do que vai fazer: “Se conseguir conciliar tudo isso, nunca vai pensar em retirar uma tatuagem”, garante.  
Atualmente, existem diversos tipos de lasers no mercado que podem realizar a remoção de uma tatuagem, mas mesmo uma tattoo pequena pode acabar custando caro na hora de tirar. De acordo com Angélica Pimenta, a remoção pode variar muito, já que uma série de fatores influenciam o tempo de tratamento, como a qualidade da tinta, coloração, tamanho e números de sessões que serão necessárias para removê-la completamente. “Normalmente, o mínimo são 6 sessões, mas pode chegar a 10 ou 12 dependendo do caso, sendo que o intervalo entre as sessões pode chegar a um mês. Vale lembrar que quanto mais clara a pele, mais rápido o resultado do laser. Pessoas de pele negra podem ficar anos para remover uma tatuagem totalmente”, alerta a dermatologista.

Antes de fazer...
Pra finalizar, a tatuagem é uma marca permanente feita sobre a pele, e apesar de toda tecnologia disponível, o procedimento de remoção não é muito rápido. “Antes de qualquer modificação no corpo, a pessoa deve considerar todos os riscos e consequências antes de tomar uma decisão final”, recomenda Angélica. “Ir a um estúdio de tatuagem respeitável, com profissionais devidamente treinados é fundamental. Antes de fazer, verifique se o estúdio possui alvará sanitário/licença sanitária, e obedece as recomendações”, destaca.


Danilo Barba