15 Sinais de que você é narcisista Obcecado pelo próprio ego? Descubra se você sofre do transtorno de personalidade fazendo as perguntas certas gplus
   

15 Sinais de que você é narcisista

Obcecado pelo próprio ego? Descubra se você sofre do transtorno de personalidade fazendo as perguntas certas

Confira Também

Por Danilo Barba

É mais fácil encontrar um narcisista na chefia de uma empresa do que se olhando na frente de um espelho de elevador, ou observando o reflexo da própria silhueta em vitrines, sugere uma pesquisa.

Isso acontece porque os traços que tornam os narcisistas pessoas tão difíceis de sair ou namorar - a constante necessidade de aprovação, vontade de controlar os outros, utilização de meios cruéis para conseguir o que querem - fazem com que eles sejam extremamente eficientes em alavancar placares e rankings.

Para te ajudar a descobrir se você (ou talvez o seu chefe) é narcisista, nós vasculhamos a literatura de psicologia em busca de padrões de comportamento que evidenciam a paixão por si mesmo. Veja só o que a gente descobriu:

1. Você gosta de liderar os outros e dizer o que tem que ser feito?
Narcisistas adoram ocupar cargos de liderança pois, uma vez no comando, eles têm a oportunidade de dominar os outros e satisfazer a necessidade constante de reafirmação.

2. Você é um animador nato, um espetáculo em pessoa?
"Um monge narcisista não soa nada legal", porém ser um Kanye West narcisista, "é fantástico", sugere o psicólogo Peter Jonason da Universidade de Western Sydney, especialista em psicologia social.

3. Você odeia ter de lidar com as emoções?
O "fato de você conseguir expressar um sentimento na presença de outra pessoa sugere que você tem a capacidade de se comover emocionalmente com amigos, parentes, e até mesmo com a tragédia ou fracasso ocasional", disse o psicólogo da Harvard Medical School, Craig Malkin.

Ao ser arrebatado por uma emoção, você tem seu "senso de autonomia é desafiado", acrescenta ele. "Admitir um sentimento de qualquer natureza sugere que podemos ser afetados por alguém ou algo fora de nosso controle". Consequentemente, narcisistas tendem a mudar o tópico da conversa quando os sentimentos aparecem - especialmente quando o foco é a maneira como eles mesmos se sentem.

4. Você é macho e tem a vida toda pela frente?
Após 34.653 entrevistas cara a cara, o psicólogo Frederick Stinson descobriu que os homens tendem a ser mais narcisistas que as mulheres durante suas vidas. Acredita-se que o narcisismo atinja seu pico na adolescência, tendendo a cair com a idade.

5. Você é visto pelos outros como um sujeito atraente, e que se veste acima da média? 
Geralmente, narcisistas são considerados mais estilosos e fisicamente atraentes, de acordo com um estudo conduzido por Simine Vazire, uma psicóloga da Universidade de Washington.

6. Você realmente gosta de xingar as pessoas?  
Os psicólogos Nicholas Holtzman e Michael Strube, ambos da Universidade de Washington, em St. Louis, descobriram através de uma pesquisa que os narcisistas são mais argumentativos e xingam mais do que os mais modestos. Aliás, eles também tendem a usar mais uma linguagem sexualmente explícita.

7. Ao invés de ouvir, você apenas espera a vez de falar?
Anita Vangelisti, uma psicóloga da Universidade do Texas, em Austin, revelou que os narcisistas tipicamente preferem manter a conversa centrada em si mesmos, "fazendo movimentos exagerados com as mãos, falando alto e mostrando desinteresse ao falar por cima dos outros".

8. Você trai nos seus relacionamentos?  
Estudiosos da Universidade da Georgia notaram através de um experimento que os narcisistas são mais propensos a trair quando percebem que seus parceiros estão comprometidos. Além disso, eles também têm mais pressa em convencer os outros a participar de "atos sexuais promíscuos que eles mesmos não costumam praticar". 

9. As mulheres te dão um pé na bunda quatro meses depois? 
Através de seu trabalho científico, Campbell descobriu que a marca dos quatro meses - o pico de satisfação aparente em qualquer relacionamento amoroso - geralmente é o tempo que alguém que namora um narcisista leva "pra ver a máscara cair".

10. Você coloca algumas pessoas em pedestais? 
Malkin disse que a lógica de quem se coloca acima dos outros é direta: "Se encontro alguém perfeito pra ficar perto, talvez parte dessa perfeição seja transferida pra mim e, portanto, vou ficar perfeito por associação". Com esse objetivo em mente, os narcisistas se aproximam das pessoas que consideram perfeitas - seja no trabalho ou num romance - e então se decepcionam gravemente quando elas se mostram não tão impecáveis quanto os egocêntricos imaginavam. Porque, para um narcisista, tudo tem que ser perfeito.

11. Você adora "acabar" com os outros?
Narcisistas gostam de colocar os outros pra baixo intencionalmente só pra manter uma imagem altamente positiva de si mesmos. "Buscar admiração é como uma droga pra eles", disse Mitja D. Back, uma psicóloga da Universidade Johannes Gutenberg, em Mainz, na Alemanha. "No longo prazo, vai ficando difícil porque os outros não irão aplaudi-los o tempo todo. Por causa disso eles sempre estão buscando por novos conhecidos para conseguir a próxima 'dose'". Isto também explicaria por quê narcisistas adoram manter apenas relacionamentos fracos. 

12. Seus pais te adoraram (e por isso te ignoraram)? 
Segundo Sigmund Freud, uma combinação de rejeição e admiração excessivas dos pais durante a infância está fortemente ligada ao narcisismo na vida adulta. A inconsistência e contradição da atitude dos pais em relação às crianças eventualmente irá causar um profundo desejo de admiração, levando o narcisista a buscar uma vida de impulsos fugazes do ego.

13. Você escolhe seus amigos pra parecer descolado? 
Homens e mulheres narcisistas têm maneiras diferentes de escolherem amigos. Enquanto elas escolhem amigos que pertencem a um alto status social, pra ter a sensação de merecimento, eles procuram um parceiro no crime pra caçar garotas.
   
14. Se você não é grandioso, então é introvertido, hipersensitivo, defensivo ou ansioso? 
Psicólogos contam que existe "duas faces do narcisismo". Por um lado, há o comportamento hiperagressivo, num tom de voz superalto. Mas, por outro, há uma forma mais branda, também chamada de "narcisismo dissimulado", por vezes denotado como introversão, hipersensibilidade, defensividade e ansiedade. "Qualquer que seja o viés do narcisismo, o princípio é o mesmo: arrogância, tendência a desprezar as necessidades do outro e desdenhar das pessoas", afirma um artigo publicado pela Scientific American.

15. Você sempre tem que estar no controle 
Os narcisistas odeiam conversar sobre seus próprios sentimentos, "eles não aguentam ficar a mercê das preferências das pessoas", garante Malkin. "Isso os lembra que não são completamente independentes ou invulneráveis - ou seja, terão que pedir pelo que querem - ou pior, os outros podem não estar a fim de atender o pedido".

É por isso que eles ficam putos quando não estão controlando os outros. No caso de relacionamentos românticos, os narcisistas controlam as pessoas desaprovando olhares, mudando os planos na última hora, ou com seu atraso crônico. Isto permite que eles minem a habilidade que as pessoas têm de fazer escolhas. Ao agir desta maneira, os narcisistas mantêm seu senso de autonomia - do qual dependem desesperadamente.