9 Desenhos que mais passavam na TV Embarque no mundo da nostalgia e relembre (ou descubra) quais eram os desenhos mais populares na TV brasileira nos anos 80 e 90 gplus
   

9 Desenhos que mais passavam na TV

Embarque no mundo da nostalgia e relembre (ou descubra) quais eram os desenhos mais populares na TV brasileira nos anos 80 e 90

Confira Também

Alguns desenhos são mais do que legais: eles se transformaram em verdadeiros símbolos de uma época. Embora os anos 70 tenham preenchido o mundo com uma explosão de criatividade, a década de 1980 é considerada o fim da idade industrial e início da idade da informação. Veja a seguir quais foram as séries animadas que mais passavam nas telinhas brasileiras há mais de 30 anos. 

9) Ursinhos Gummy vs. Ursinhos Carinhosos: Quem não se lembra dos antropomórficos Ursinhos Gummy e Ursinhos Carinhosos? Embora fossem gentis e completamente da paz e o amor, eles travavam logo pela manhã a “guerra” pelo horário infantil entre Rede Globo e SBT. Veiculados entre 1983 até quase o final dos anos 90 no Brasil, os direitos de exibição dos Ursinhos Carinhosos foram comprados pela Walt Disney Pictures em 2010. Ela já era dona dos Gummy Bears.

8) Cavalo de Fogo: O cartoon conta a história de uma princesa que foi salva das garras de uma bruxa maligna por um místico cavalo falante. Através de seu amuleto, com o qual se comunica com o Cavalo de Fogo, Sara eventualmente descobre que é uma princesa de outra dimensão. No Brasil, a série animada da norte-americana CBS passou no SBT entre 1986 e 1990.

7) Smurfs: Inventadas pelo ilustrador belga Peyo (Pierre Culliford) em 1958, as criaturas azuis viviam em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia de cogumelos escondida no meio de uma vasta floresta. Televisionado pela Rede Globo na década de 1980, atualmente o desenho é reprisado pelo canal Gloob em sua nova dublagem.

6) Duck Tales: São os caçadores de aventura! Produzido entre 1987 e 1990, o desenho da Disney fazia diversas referências à cultura pop; entre elas Shakespeare, Jack o Estripador, mitologia grega, James Bond, Indiana Jones e Sherlock Holmes. A batida combinada aos metais da canção de abertura é simplesmente inesquecível!

5) He-Man: Inspirado em Conan, He-Man, e seus amigos defendiam o planeta Eternia e o Castelo de Grayskull das forças malignas comandadas pelo vilão Esqueleto. A série teve duas temporadas de 65 episódios cada, de 1983 a 1985, e He-Man ainda apareceu em diversos episódios da série She-Ra.

4) Inspetor Bugiganga: Após um acidente, um policial foi transformado em ciborgue com mil e uma bugigangas diferentes através do projeto secreto "bugiganga". No Brasil, o desenho franco-americano-canadense que narrava as aventuras do Inspetor Bugiganga foi exibido primeiramente pela Record e mais tarde pelo SBT, na década de 90.

3) Muppet Babies: Caco, Piggy, Fozzie e Gonzo. Soa familiar? A clássica série que começou a passar na NBC em 1984 chegou ao Brasil na melhor versão brasileira Herbert Richards. O mais legal era que os Muppet Babies tinham a particularidade de incorporar cenas de filmes antigos e, ocasionalmente, parodiar personagens de ficção e filmes de Hollywood. Ao mesmo tempo sempre foram tão descolados que até o Weezer não resistiu em fazer um clipe com eles.

2) Os Caça-Fantasmas: O filme de 1984 deu origem ao desenho homônimo produzido pela Sony Pictures Television, transmitido pela Rede Globo na telinha nacional. A série contava as aventuras dos investigadores paranormais Dr. Peter Venkman, Dr. Egon Spengler, Winston Zeddemore, Dr. Ray Stantz, a secretária Janine Melnitz e o mascote da turma, o fantasma Geleia.

1) Caverna do Dragão: Após um rolê de montanha-russa, seis crianças viajam para outra dimensão, ficando eternamente presas no Reino de Dungeons & Dragons. Com superpoderes e os conselhos do Mestre dos Magos, Diane, Eric, Hank, Presto, Sheila e Bobby desvendam as armadilhas do Vingador. A série estreou no país no programa Xou da Xuxa da Rede Globo em 1986.


Danilo Barba