Smartphone: 7 Recursos que você ignorava Livre-se da sua ex, monitore a saúde e passe a dar ordens ao seu celular. Descubra recursos do Android que podem agilizar sua vida gplus
   

Smartphone: 7 Recursos que você ignorava

Livre-se da sua ex, monitore a saúde e passe a dar ordens ao seu celular. Descubra recursos do Android que podem agilizar sua vida

Confira Também

Enquanto o mundo especula sobre o Android M, e a versão 5.2 do Lollipop já começa a aparecer em testes de benchmark, ainda há muitos recursos pouco explorados oferecidos por versões anteriores do sistema operacional do Google. Seja KitKat ou Lollipop, o fato é que até os veteranos do mundo digital às vezes se sentem meio perdidos com as zilhões de opções que um smartphone pode apresentar logo de cara. Veja a seguir alguns truques e configurações impopulares do Android e faça o aparelho agilizar a sua vida.

1. Fazer o telefone acordar com a sua voz. Ou melhor, com um “OK Google”. Pra que usar os dedos se agora seu celular tem a capacidade de estar sempre te ouvindo, mesmo quando está desligado? Se o seu dispositivo suporta esta função, vá até o app do Google Now e selecione Configurações> Voz  e deixe a opção Detectar “OK Google” sempre ligada. 

2. Esconder informações sensíveis nas notificações do bloqueio de tela. Não quer que muita informação seja mostrada na tela de surpresa? Entre em Configurações > Som & Notificações > Notificações de Apps, e controle de perto os apps que mexem com informações sensíveis. Em seguida, vá em Configurações > Som & Notificações > Quando o dispositivo está bloqueado, para mudar as informações reveladas. Isto vai garantir que todos os apps marcados não mostrem informações demais sem sua autorização.

3. Direcionar as ligações da sua ex direto para a caixa postal. Por mais extrovertido e amigável que você possa ser, é claro todos nós preferiríamos nunca ter que falar com certas pessoas. Mas ao invés de ter que lidar com cada ligação inconveniente, configure logo o seu celular pra fazer o trabalho sujo pra você. Selecione o contato dela, selecione Editar, role a tela até Informações Adicionais. Escolha a opção “Enviar diretamente para o correio de voz”. A partir de agora, qualquer ligação deste número irá cair direto na sua caixa posta. Bingo!

4. Monitorar seus passos e batimentos cardíacos. O KiKat acrescenta hardware de suporte para co-processadores de movimento (parecido com o M7 do iPhone 5s), e conta os passos do usuário sem consumir muita energia pra isso. Alguns modelos mais novos, como o Galaxy S6, já vem com monitores de batimentos cardíacos integrados. De qualquer forma existem apps para Android que permitem diversos outros dispositivos fazer o mesmo. Entre eles estão o Instant Heart Rate e o Runtastic Heart Rate (também disponíveis para iOS) – podem levar sua malhação para outro nível. Os aplicativos até diferenciam entre caminhada, corrida, bicicleta e escalada.

5. Desbloquear o celular com o seu rosto. Para ativar este recurso, vá em Configurações > Segurança > Bloqueio Inteligente. O smartphone vai então registrar o seu rosto, e só irá desbloquear a tela quando você olhar para ele. Se o telefone não conseguir reconhecer seu rosto, você vai ter que digitar a senha.  

6. Acessar o jogo secreto do Android. Ao acessar o Google Play Games, é possível desbloquear um código especial da Konami seguindo estes passos: deslize o dedo na tela para cima duas vezes, depois para baixo também duas vezes e em seguida para a esquerda, direita esquerda, direita. Você verá um pop-up aparecer com botões para finalizar o código com B, A e Start. Se você inseriu corretamente o código, terá como recompensa o acesso ao Easter egg game logo depois de ler a mensagem 'All your game are belong to us', em óbvia referência ao Zero Wing – um clássico do Megadrive.

7. Transferir todos os arquivos para outro telefone de uma vez só. Se você está configurando seu celular novo pela primeira vez, talvez queira trazer informações do seu aparelho antigo. Com o recurso Tap and Go, os usuários Android Lollipop conseguem conectar o novo smartphone com qualquer dispositivo que tenha Android 4.1 e/ou superior via Bluetooth para importar todos os dados. Isso inclui tudo, desde ícones até pastas.


Danilo Barba