Primeira tatuagem: o que você precisa saber antes de fazer Se você vai ser tatuado pela primeira vez, vale a pena conferir essas dicas para que tudo dê certo gplus
   

Primeira tatuagem: o que você precisa saber antes de fazer

Se você vai ser tatuado pela primeira vez, vale a pena conferir essas dicas para que tudo dê certo

Confira Também

Ok, você quer fazer sua primeira tatuagem. Mas como começar? Será que você só precisa ir a um estúdio e pronto? É claro que não. Confira essas dicas para que tudo dê certo antes de tomar essa grande decisão, já que é para o resto da vida.

1. Antes de tudo, pesquise
A primeira pesquisa deve ser para escolher o estúdio adequado. Ele precisa ser confiável e, principalmente, limpo. Quanto maior a limpeza, menor a possibilidade de pegar alguma infecção ou até algo pior. 

Num segundo momento, vem a escolha do tatuador. Veja os portfólios dos profissionais e tente achar um que combine com o estilo do que você quer. 

2. Eduque-se
Não use o primeiro desenho que ver no Google como tatuagem. Pesquise melhor, porque se você achou uma imagem no Google que gostou, provavelmente outras pessoas também a acharam. Bom, aí já sabe, talvez sua tatuagem não seja tão original assim como você pensa. Boas opções de pesquisa são livros e revistas especializadas.

3. Pense grande
Quanto maior a tatuagem, mais detalhes você pode acrescentar. Se for pequena, isso não é possível. Além disso, tatuagens grandes ficam melhores à medida que envelhecem. Em tattoos pequenas, as linhas e as cores acabam se estreitando com o tempo.

4. Design
O formato, o design da tatuagem é muito importante, e deve corresponder às curvas do corpo. O desenho deve combinar com o local onde ela será feita, de modo que fique harmônica. 

5. Lembre-se de que é para sempre
Lembre-se da tatuagem que você pensava em fazer aos 14 anos. Provavelmente, hoje em dia jamais a faria. Por isso, reflita bem. Será que você ainda vai gostar dela daqui a 5 anos? E daqui a 25?

Retirar tatuagens não é um processo simples, nem barato, e nem traz ótimos resultados. Por isso, escolha algo com consciência, que sempre será relevante para você. 

6. Cuidado com o trabalho
Alguns desenhos, em certos lugares do corpo, são um pouco complicados caso você queira arrumar um emprego “tradicional”. Uma tatuagem no pescoço ou nas mãos, por exemplo, pode ser não ser muito bem vista na maior parte dos locais de trabalho. Sim, é preconceito. A sociedade é preconceituosa, e esperamos que isso mude algum dia...

Mas, dependendo do emprego que você procura, melhor tomar um pouco de cuidado com isso. A última coisa que você vai querer é não conseguir aquele trabalho dos sonhos por conta de um momento de impulso.

7. Mantenha a mente aberta
Com certeza, seu tatuador entende mais de tatuagens do que você. Ele trabalha com isso, entende de design, das cores, dos melhores lugares para tatuar. O que você tem a fazer, portanto, é, pelo menos, ouvir o que ele tem a dizer. Se não gostar do conselho, não precisa segui-lo e, caso tenha problemas, sempre pode procurar outro tatuador. Mas não tome uma decisão sem antes ponderar o que o tatuador diz.

8. Não escolha o mais barato
Bons trabalhos de tatuagem não são baratos: simples assim. Se seu tatuador faz boas tattoos, mas cobra bem menos do que outros profissionais, há chances de que estejam sendo cortados custos que você desconhece.

Boas limpezas custam caro, bons equipamentos também. Lembre-se de que você não está comprando uma TV, e nem mesmo um carro, mas sim algo que vai ficar para sempre marcado em sua pele.

9. Não apresse as coisas
Fazer as coisas no impulso quase sempre não é uma boa ideia. A diferença entre uma tatuagem de impulso e de outras coisas feitas sem pensar, no entanto, é que ela vai ser, para sempre, algo que vai fazer com que você se lembre desse momento de impulso. Afinal, o que são 6 meses de espera quando você pensa que a tattoo vai ficar na sua pele por mais 70 anos?

Pense bem no que quer, procure um bom estúdio, um bom tatuador. Depois disso, pare e pense: é isso mesmo o que você quer? Espere mais alguns meses e cheque novamente o desenho que escolheu. Você gosta menos dele agora? Se sim, talvez devesse escolher algo diferente, ou talvez até mesmo esperar para ver se quer MESMO fazer uma tatuagem.

10. Esteja preparado
Fazer tatuagem é um processo dolorido. Dependendo do tamanho, você vai ter de ficar sentado por muitas horas. Portanto, esteja preparado psicologicamente para isso. Ah, e não invente de fazer se você está doente, bêbado, de ressaca ou queimado de sol, porque só vai sentir mais dor. Esteja bem e saudável e a experiência vai ser muito melhor.


Marcela Corrêa