Coisa de super-herói: traje robótico dá mais força aos seres humanos Superflex faz parte de um projeto para construir super-soldados e poderá ter uso civil, principalmente para idosos gplus
   

Coisa de super-herói: traje robótico dá mais força aos seres humanos

Superflex faz parte de um projeto para construir super-soldados e poderá ter uso civil, principalmente para idosos

Confira Também

Batman, Homem de Ferro, Capitão América e tantos outros. Pelo menos no mundo dos quadrinhos, com a ajuda da tecnologia vários seres humanos têm se transformado em super-heróis. Até agora. 

O instituto de pesquisas SRI International desenvolveu o Superflex, um traje robótico capaz de deixar uma pessoa mais forte. Confortável e leve, a roupa se ajusta ao corpo e detecta os padrões de movimento do usuário. Suportes presentes nas pernas, braços e torso possibilitam maior impulsão do movimento, o que consequentemente provoca o aumento da força.

O projeto é financiado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em Defesa dos Estados Unidos, o DARPA, e parte do “Warrior Web”, programa que tem como objetivo melhorar a performance dos combatentes americanos. Para fins militares, o Superflex pode ajudar soldados a transportar cargas pesadas com menos esforço.

Entretanto, o equipamento não será de uso exclusivamente militar. Idosos com problemas de locomoção devem ser os primeiros beneficiados por essa tecnologia. Segundo os pesquisadores, o traje pode substituir os andadores. Além disso, no meio esportivo o Superflex também poderá servir para fazer treinos de resistência e reabilitar lesões.

Por mais que você tenha se animado com a possibilidade de ganhar forças supra-humanas, o Superflex ainda é um protótipo e não existe data de lançamento. Por enquanto, só é possível dizer que o preço será alto.

 


Guilherme de Souza Guilherme