Melhore o sono e salve seu relacionamento Pesquisa americana indica que má qualidade do sono pode afetar negativamente o relacionamento. Saiba como evitar isso gplus
   

Melhore o sono e salve seu relacionamento

Pesquisa americana indica que má qualidade do sono pode afetar negativamente o relacionamento. Saiba como evitar isso

Confira Também

Você já deve ter ouvido falar dos vários efeitos negativos de uma noite mal dormida e, a menos que tenha muita sorte, já sentiu as consequências disso em seu dia a dia. A ciência, porém, descobriu recentemente um motivo a mais para se preocupar com a qualidade do seu sono: seu relacionamento. Segundo pesquisa realizada pela Florida State University, a impaciência e a irritação que aparecem mais facilmente com a falta de descanso podem prejudicar a relação entre um casal a ponto de destruí-lo.

O estudo foi realizado com 68 casais num período de sete dias. Durante uma semana, os pesquisadores monitoraram o sono dos participantes, que depois precisaram preencher um questionário que avaliava como estava sua felicidade com o relacionamento e como estavam sendo enfrentadas as eventuais crises em suas relações devido à divisão de tarefas e tempo gasto juntos. Os resultados desse "diário" apontaram o homem como maior beneficiado por uma noite bem dormida.

Os participantes que haviam dormido melhor durante o período da pesquisa relevaram muito mais os problemas entre o casal do que aqueles que dormiram mal e acabaram por tomar decisões mais impulsivas, além de culpar muito mais o relacionamento pelos problemas. A conclusão da pesquisa foi que quem dorme melhor tem mais chances de ser feliz no casamento ou namoro por sua capacidade maior de evitar brigas e desentendimentos cotidianos.

"O sono dos casais é mais sincronizado do que o de indivíduos aleatórios. Isso sugere que os nossos padrões de sono são regulados não somente pelo quanto dormimos, mas também pela pessoa com quem dormimos. Quase tudo que sabemos sobre o sono vem de estudos individuais. No entanto, para a maioria dos adultos, o sono é um comportamento compartilhado entre parceiros de cama", explicou a principal autora do estudo, Heather Maranges, no artigo "The Rested Relationship: Sleep Benefits in Marital Evaluations", publicado no Journal of Family Psychology.

Infelizmente, apenas dormir bem ainda não é suficiente para salvar um relacionamento em crise, já que a qualidade do sono é muito influenciada também pelo emocional. Portanto, um casal infeliz e insatisfeito tem maiores chances de dormir mal e, consequentemente, gerar ainda mais problemas entre eles, algo como um ciclo vicioso difícil de ser quebrado.

Para dormir melhor e, de quebra, ainda contribuir  para que seu relacionamento seja agradável, algumas dicas podem ser úteis. Acrescentar alguns alimentos específicos em sua dieta ou dormir de um jeito bastante inusitado para algumas pessoas são apenas alguns exemplos.


Luis Carvalho