10 mitos e verdades sobre o sexo Ejaculação feminina, gravidez na menstruação, tamanho do pênis, espinhas ao se masturbar... O que você é verdade e mito no sexo gplus
   

10 mitos e verdades sobre o sexo

Ejaculação feminina, gravidez na menstruação, tamanho do pênis, espinhas ao se masturbar... O que você é verdade e mito no sexo

Confira Também

Poucos assuntos carregam tantos preconceitos quanto aqueles que envolvem sexo. Em meio a isso, várias crenças sem sentido foram inventadas e popularizaram-se como se fossem verdades. 

Só para se ter uma ideia, acreditava-se que toda mulher deveria sangrar em sua primeira relação sexual. Com o avanço da medicina, descobriram que isso não é uma verdade absoluta. Nem toda mulher sangra ao perder a virgindade. Até isso ser descoberto muitas mulheres tiveram que aturar seus maridos irritados por acreditarem que elas não eram virgens ao se casarem – o que até pouco atrás era visto com muitos maus olhos pela sociedade.

Ao longo dos anos mitos caíram por terra. Entretanto, muitos outros ainda vigoram enquanto verdades com base científica não recebem a credibilidade merecida. Para esclarecer suas dúvidas sobre o que pode ser digno de confiança confira a lista dos 10 mitos e verdades sobre o sexo

Homens são mais ávidos por sexo do que as mulheres
MITO. Um estudo feito pelos psicólogos alemães Andreas Baranowski e Heiko Hecht revelou que homens e mulheres têm níveis de desejo sexual bem semelhantes. Além do mais, elas topariam fazer sexo casual tanto quanto eles. Contudo, o estudo também concluiu que, por conta das pressões sociais, as mulheres reprimem mais seus desejos sexuais. Quem sabe teríamos mais sexo se não fôssemos uma sociedade tão machista.

É possível engravidar sem ejacular dentro da vagina
VERDADE. O simples fato de tirar o pênis da vagina antes de ejacular não é uma forma totalmente confiável de evitar a gravidez. Isso porque o líquido pré-ejaculatório possui espermatozoides suficientes para engravidar uma mulher. Atualmente, acredita-se que cerca 4 em cada 100 mulheres que praticam o coito interrompido ficam grávidas.

Toda mulher é capaz de ter orgasmos múltiplos?
VERDADE. O orgasmo múltiplo é provocado quando, mesmo após a mulher já ter alcançado o orgasmo na relação sexual, ela continua sendo estimulada. Além do mais, ela precisa se manter muito excitada após o primeiro orgasmo. Mas, não pense que isso é uma coisa fácil de acontecer. Se muitos homens têm dificuldade em fazer sua parceira atingir o orgasmo sequer uma vez durante a transa, imagine quão poucos são aqueles que as fazem ter orgasmos múltiplos. Não custa tentar.
Sexo durante a menstruação pode causar gravidez
VERDADE. Apesar de ser impossível engravidar durante a menstruação é possível que uma copulação feita durante esse período seja a causadora da gravidez.

A menstruação é a eliminação do óvulo e por isso é impossível engravidar durante a menstruação. Contudo, os espermatozoides podem sobreviver no corpo da mulher até a próxima ovulação. Em geral, eles se mantêm vivos por 3 a 5 dias. Por isso, apesar de não ser muito comum, mulheres com ciclos menstruais curtos e desregulados podem, sim, ficar gravidas por terem feito sexo enquanto estavam menstruadas. 

A camisinha é totalmente segura conta qualquer tipo de DST
MITO.  De fato, a camisinha é uma grande aliada contra a transmissão de DSTs. Entretanto, como o preservativo impede apenas o contato das genitálias, ele não é 100% seguro contra a transmissão de DSTs que são passadas através da pele e dos pelos pubianos, como herpes e HPV.

A ejaculação feminina existe?
VERDADE. Muitas mulheres podem nunca passar por essa experiência, porém, todas elas são capazes de ejacular durante a relação sexual, pelo menos em teoria. Produzido pelas glândulas Skene, o líquido liberado na ejaculação feminina é branco e leitoso.

Masturbação causa acne
MITO. MITO. MITO. É bem provável que você passou a ter espinhas na mesma época em que começou a se masturbar. Mas, saiba que uma coisa nada tem a ver com outra. Isso é apenas uma coincidência, visto que na adolescência o corpo do homem passa por transformações hormonais que causam as espinhas e, geralmente, também é nesse período que começamos a praticar a masturbação.

Homens podem ter orgasmo sem ejacular?
VERDADE. Como em nós, homens, o orgasmo geralmente vem seguido da ejaculação, é muito comum achar que é tudo a mesma coisa, mas não é. Enquanto a ejaculação é a liberação do sêmen, o orgasmo é o pico de prazer sexual e nem sempre o pico de prazer vem acompanhado do orgasmo e vice-versa. O orgasmo sem a ejaculação pode ser causado por antidepressivos ou por excesso de masturbação antes da relação sexual. Já a ejaculação sem orgasmo é mais comum em homens com ejaculação precoce, que podem gozar sem nem mesmo ter chegado ao pico do prazer.

Tamanho não importa
MITO. Ao contrário do que dizem por aí, tamanho é documento. Uma pesquisa feita na Austrália revelou que as mulheres tendem a achar menos atraentes homens com pênis pequenos. Outro estudo, feito pela  Associação para a Ciência Psicológica de São Francisco, concluiu que o tamanho é mesmo relevante, mas a circunferência importa ainda mais, principalmente quando a mulher quer um caso de apenas uma noite.

Homens héteros podem sentir prazer na próstata
VERDADE. Por preconceito e medo de terem sua masculinidade testada, muitos homens se recusam a experimentar esse tipo de prazer – mesmo que venha de uma mulher tão espetacular quanto a Megan Fox. Porém, essa região possui várias terminações nervosas relacionadas ao prazer sexual. Alguns especialistas até chegam a afirmar que a próstata é a área que o homem mais consegue sentir prazer.


Guilherme de Souza Guilherme