Adeus, Ressaca! Depois de uma noitada regada a doses e doses de álcool, a ressaca é inevitável, mas dá para se amenizar gplus
   

Adeus, Ressaca!

Depois de uma noitada regada a doses e doses de álcool, a ressaca é inevitável, mas dá para se amenizar

Confira Também

Todo mundo tem uma receita caseira para o terrível mal que sucede uma noite de bebedeira, a ressaca. Mas para você não cair no perigo de seguir os conselhos de um amigo pouco informado, fomos conversar com duas nutricionistas que nos deram dica do que comer e beber para agüentar o mal estar.

Antes
Já passou da hora de aprender a não beber de estômago vazio, né? Mas aí vai, só para garantir: Não beba de estômago vazio! Uma refeição leve antes de sair já vai te ajudar bastante a lidar com o que virá depois.

Durante
A nutricionista Teresa Cristina Labanca, chefe do setor de nutrição do Hospital Balbino, aconselha: “Evite frituras e petiscos gordurosos, que vão dar muito trabalho ao seu fígado. Lembre-se que ele já vai estar ocupado em metabolizar o álcool que você está ingerindo!”

E entre um copo e outro de cerveja, vodka ou qualquer que seja a dose escolhida para a noite, é bom tomar água, refrigerante ou suco.

Depois
A coisa mais importante para amenizar ou se livrar dos efeitos da ressaca é se reidratar. Além de retirar água do interior das células, o álcool provoca diurese excessiva, então, é preciso ingerir muitos líquidos.

  • Beba água antes de deitar, isso já vai ajudar. E, para o dia seguinte, água de coco, que é um isotônico natural, ou aquelas bebidas isotônicas, para repor a água e os sais minerais.
  • Já ouviu dizer tomar uma cerveja ajuda? Balela! Seu corpo está tentando se livrar do álcool, se você ingerir mais bebidas, só vai aumentar os efeitos da ressaca. 

  • Evite alimentos gordurosos e de difícil digestão, pois eles pioram a sensação de enjoo. Exemplos: chocolate, alimentos picantes e condimentados, e frutas ácidas (laranja, limão).
  • Prefira comer torradas com mel ou geléia, o açúcar ajuda bastante. No almoço, sopa de legumes ou salada de legumes cozidos.
Alguns sucos fáceis de fazer que ajudam na recuperação:

  • Melão + água de coco + kiwi + hortelã + açúcar. Bata tudo no liquidificador e beba gelado.
  • Melancia + água de coco + aipo + açúcar. Bata tudo no liquidificador e beba gelado.
  • Laranja + cenoura + talo de salsão + gengibre + açúcar. Bata no liquidificador e peneire.
Com moderação
Beber com moderação é importante por um bom número de motivos, desde o risco de dependência até o mal que o consumo excessivo faz à saúde, mas aqui vai mais um: as calorias.

Camila Leonel Mendes de Abreu, membro da equipe de nutrição do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Unifesp, alerta: “Cada grama de álcool fornece 7 calorias, enquanto cada grama de carboidrato ou proteína fornece 4 calorias. Duas latas de cerveja tem 260 calorias.”
 
Infelizmente, ainda não inventaram uma receita para curar a ressaca moral, mas pelo menos agora você sabe como lidar com a física.