Crossfit ao ar livre: você precisa experimentar neste verão Prática promete inúmeros benefícios para quem gosta de sair da zona de conforto gplus
   

Crossfit ao ar livre: você precisa experimentar neste verão

Prática promete inúmeros benefícios para quem gosta de sair da zona de conforto

Confira Também

O Crossfit têm conquistado diversos “marombeiros” nas academias brasileiras desde que chegou ao Brasil. A modalidade, que mistura ginástica olímpica, atletismo e treino militar, ganhou muitos adeptos nos últimos anos, incluindo celebridades, por trabalhar diversos aspectos do condicionamento físico e promover resultados rápidos graças ao alto gasto calórico. 

Porém, em meio a tantos corpos sarados e exercícios pesados, não é de se esperar que alguns de nós fiquem receosos ao passar em frente a uma academia de Crossfit – nos fazendo adiar aquela aula experimental tão desejada. 

Mas, quem antes sentia vergonha só de pensar em entrar em uma academia do tipo está mudando de ideia: há pouco mais de dois anos, durante o verão, algumas academias de Crossfit decidem mudar “os ares” dos treinos e passam a oferecer a prática ao ar livre, em parques espalhados pelas cidades do país. “As pessoas já passam tempo de mais em ambientes fechados e não querem mais, em seus momentos de exercícios, ficarem presos entre paredes”, explica o educador físico Eduardo Barbosa, sobre a mudança de ambiente e a nova preferência de quem antes postergava a matrícula na academia.

O treino realizado em áreas externas, entretanto, não afetou a ida dos alunos aos treinos no ambiente interno, onde há equipamentos fixos e próprios para a prática. Porém, quem não curte lugares fechados, vê no Crossfit ao livre uma forma de “esfriar a cabeça”. “Em ambientes fechados você depende da procura específica do aluno, que tem que aderir a algum plano. Em áreas externas, a curiosidade se torna a nossa melhor aliada, já que os frequentadores do local se interessam pelas aulas e muitas vezes vêm perguntar como funciona”, afirma Barbosa.

Como nem todos os instrumentos podem ser levados para os treinos ao ar livre, os exercícios exigem ainda mais força e preparo, já que os alunos irão trabalhar bastante com o peso do próprio e equipamentos de mão, como pneus de trator, marretas, kettlebell e elásticos.

As aulas, que costumam ser coletivas e durar aproximadamente uma hora, rendem inúmeros benefícios ao corpo, principalmente para aqueles que querem perder os (muitos) quilinhos extras: “Melhora na condição cardiovascular, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade. A saúde mental também é beneficiada pelo contato direto com a natureza, o que ajuda a aliviar o estresse da vida diária”, comenta o profissional. 

Ele ainda afirma que em ambos os ambientes, interno ou externo, os benefícios para saúde já se fazem presentes em doze semanas de treinamento, com a queda das taxas metabólicas como o HDL, o LDL e o colesterol. Além disso, cada aula pode queimar entre 700 e 1000 calorias.

Mas, antes de correr para fazer a sua matrícula e tirar as velhas roupas de academia do guarda-roupas, é muito importante que o futuro “no pain, no gain” consulte um médico antes de iniciar os treinos, e, claro, jamais tente praticar os exercícios da modalidade sem auxílio profissional. “Não indico a nenhuma pessoa praticar sozinho o Crossfit antes de ter total domínio das técnicas corretas de execução dos movimentos”, recomenda Barbosa. 


Nathalia Marques