10 Erros mais comuns do barbear Irritação, pelos encravados e buracos na pele? Saiba quais são os maiores erros na hora de fazer a barba e cuide bem do seu rosto gplus
   

10 Erros mais comuns do barbear

Irritação, pelos encravados e buracos na pele? Saiba quais são os maiores erros na hora de fazer a barba e cuide bem do seu rosto

Confira Também

Você provavelmente lida com laminas desde os 15, mas a única instrução real que recebeu foi a clássica: “raspe sempre a favor do fio”. Mas os os anos passaram e nada mudou muito no seu barbear rotineiro – talvez seja por isso que você não se impressiona muito com os resultados diários. Conheça os erros mais comuns cometidos pelos homens na hora de fazer a barba e como fazer da maneira correta.

1) Lavar o rosto com água fria
Água gelada contrai os poros, dificultando a ação dos cremes de barbear, cuja penetração se torna menor e, consequentemente, o trabalho da lâmina. Lave o rosto com água morna primeiro para dilatar os poros e amolecer a barba. Use uma toalha úmida quente pra ajudar – quanto mais calor você conseguir aplicar, mais fácil será o barbear.

2) Não passar lubrificante antes de se barbear 
Quer um barbear suave? Você precisa lubrificar bem a pele. Massageie sua pele com lubrificante de barbear e deixe descansar por alguns minutos para a mágica acontecer. Ao contrário dos embutidos em lâminas, existem óleos específicos que não deixam vestígios de qualquer resíduo gosmento na pele.

3) Usar espuma em lata 
Os cremes que vêm em latas e são vendidos em farmácia têm um ponto a favor: são baratos. Por outro lado, você vai pagar o preço em vermelhidão e atrito da lâmina, já que estes cremes não são feitos pra serem gentis com a pele do seu rosto. Afinal de contas, raspar o pelo acaba esfoliando a camada mais exterior da pele, expondo células novas que precisam ser lubrificadas e protegidas.

4) Raspar contra o fio  
Um dos erros mais comuns entre os caras. Você sempre deve raspar na mesma direção do fio para evitar inflamações, irritações ou pelos encravados. 

5) Barbear demais 
Cuidado pra não cortar demais as costeletas – caso contrário, não haverá nada conectando o cabelo ao rosto. O ideal é deixá-las até a metade da orelha. Acima disso fica ridículo. 

6) Esquecer o pescoço 
A maneira mais fácil de arruinar o visual do seu rosto é esquecer de barbear o pescoço. Se você não der uma bela conferida no espelho, haverá tufos neandertais de barba subindo do seu colarinho. Broxante!

7) Usar força bruta 
Quando se trata de pressão, menos é mais no barbear. Quanto mais forte você passar a lâmina contra a pele, mais desigual vai ficar sua superfície, pois a pressão cria buracos onde a lâmina acaba caindo. Lembre-se: lâminas podem ser descartáveis, mas o seu rosto é pra sempre. Pegue leve.

8) Usar lâminas desgastadas  
Falando em lâminas descartáveis, vale lembrar que elas não devem ser usadas no longo prazo. Geralmente você deve trocá-las depois do terceiro ou quinto barbear. Tudo vai depender da espessura dos fios da sua barba. Se você não cometer os erros que citamos até aqui, dá até pra aumentar a vida útil da lâmina. Tire alguns dias do mês para dar uma folga à pele do rosto, assim ela vai conseguir repor sua oleosidade natural – o que previne irritações. 

9) Não raspar fios isolados   
Após passar espuma, raspar e enxaguar, há mais um passo. Dê uma olhada no espelho. O grande problema dos cremes é que você não consegue ver exatamente o que está barbeando. Então depois de ‘terminar’, vale a pena dar uma boa olhada nos detalhes para ver se você passou reto em algum ponto. 

10) Usar pós-barba com álcool  
Então você simplesmente descartou a camada mais externa de células e expôs a pele nova que havia por baixo. Ótimo momento pra passar álcool na região, não? Certo. Embora alguns caras curtam a sensação de ardência no pós-barba, o que você está fazendo na verdade é ressecar sua pele em vez de protegê-la. Procure produtos à base de óleos naturais, que protegem a pele sem desidratá-la. 


Danilo Barba