História, rivalidade, lágrimas e comemorações. Ao contrário do Campeonato Brasileiro, que possui apenas quatro vencedores, os Estaduais estão aí para dar alegria para 27 afortunadas torcidas de Norte a Sul do país. E melhor, além de ter boas chances de garantir o primeiro caneco do ano, os Estaduais representam uma oportunidade única de ver um bom clássico em uma final, como o povo gosta: estádio lotado, volta olímpica, provocações e quebra de recordes. Afinal, o que seria do futebol sem rivalidade? Confira as dez mais dos estaduais em 2012.
10º Derby Campineiro (Guarani x Ponte Preta)
Após muito tempo sem viver aquela emoção do passado, nas últimas temporadas o Derby Campineiro parece ter reencontrado o caminho do sucesso – não mais na Série A, mas sim na B no Brasileirão. Já no Paulistão, o clássico não acontecia desde 2009, quando os clubes empataram em 2x2. Porém, em 2012 os clubes tem um reencontro marcado no estadual. No histórico, vantagem ao Campeão Brasileiro Guarani, 65 vitórias, contra 60 da Ponte Preta, cinco vezes vice-campeã estadual.
9º Atletiba (Coritiba x Atl. Paranaense)
São 133 vitórias para o Coxa e 109 para o Furacão; 35 títulos estaduais para o Coxa e 22 para o Furacão e um Brasileiro para cada lado. Logo, superioridade difícil de ser questionada por parte do Coritiba, certo? Agora vá falar isso para um rubro-negro! Para apimentar a rivalidade, depois de alguns vais e vens à Série B por parte do Coritiba, 2012 será o ano do Atlético Paranaense sentir o gosto amargo da luta pelo acesso, depois do vexame de 2011. Agora é esperar pelos esperados duelos e as clássicas finais do Paranaense.