Top 5: Os benefícios do surf Listamos cinco benefícios básicos que vão te fazer colocar a prancha no carro e correr para praia gplus
   

Top 5: Os benefícios do surf

Listamos cinco benefícios básicos que vão te fazer colocar a prancha no carro e correr para praia

Confira Também

Os adeptos da prática poderiam passar o dia falando das vantagens de pegar a prancha e cair no mar, mas quem não é iniciado pode precisar de um ou motivos para se animar.  Pensando nisso, o AreaH conversou com três caras que manjam do assunto e listamos cinco benefícios que o surfe traz para sua vida.

Confira o resultado do nosso papo com o surfista Fábio Gouveia, o instrutor Marcelo Andrade e o professor de educação física Victor Braga, o Vitão!

1. Tá estressado? Vai surfar!
O surf é uma excelente atividade para relaxar e isso é unânime entre os praticantes. Diz aí, quantas vezes você viu um cara com uma prancha em cima do carro brigando no trânsito? Fábio lembra uma frase popular entre os surfistas: “Não tem nada que um dia de surf não cure.”

Exercícios físicos são bons para aliviar o stress, liberam substâncias no corpo que causam a sensação de bem-estar. Mas Marcelo garante que a satisfação do surf é maior: “Pegar uma onda é um prazer inenarrável!”

2. Equilíbrio e agilidade
Para ficar em pé em cima de uma prancha no mar precisa ter equilíbrio, o que pode parecer difícil, mas depois de algum treino e alguns tombos, você consegue. E isso até se espelha na sua vida fora do mar. A agilidade do pensamento e das respostas do corpo ao mar também outra vantagem do exercício.

3. Cardio e músculos
Outra unanimidade entre os praticantes é que o surf é um esporte bem completo, ou seja, você trabalha tanto a parte cardiorrespiratória (exercícios aeróbicos) quanto a parte dos músculos e resistência.

O professor Vitão destaca que o ganho cardiorrespiratório é grande durante a passagem da arrebentação, na hora de remar e nos mergulhos. As musculaturas das costas, ombros e braços são as mais trabalhadas, mas as pernas e abdômen também são beneficiados, especialmente nas manobras mais radicais.

4. Conhecer dos mares
Surf também é cultura! Além do prazer e do exercício, você também aprende com a atividade. Quem surfa acaba aprendendo sobre ondulações, ventos, correntes, marés. E até geografia, afinal, você tem saber onde estão as melhores ondas.

5. Mulheres
Nem precisamos explicar essa, né? Mas, em todo caso, vamos lá!

  • Se você não atrapalhar o mergulho delas, pode ter certeza que as gatas na areia vão apreciar ver você pegando ondas.
  • Existem belíssimas surfistas mulheres!
  • Você pode se oferecer para dar umas aulas para ela.

Dicas
Não esqueça de aquecer! Como Vitão bem lembra, só de levar a prancha para carro, tirar a prancha do carro e passar parafina, você já dá uma ba aquecida. Depois disso, um alongamento de dez minutos para lubrificar as articulações e você está pronto para cair na água. E não vá ensandecido para o mar para pegar a primeira onda que vier!

Os exercícios fora d’água refletem no seu desempenho dentro dela. Natação é essencial porque para surfar tem que saber nadar. Fábio também recomenda o pilates. E, é claro, também tem a musculação que fortalece as articulações.