10 esportes olímpicos para perder peso Saiba que esportes presentes nas Olimpíadas queimam mais calorias para você poder praticar também, mesmo não sendo um atleta gplus
   

10 esportes olímpicos para perder peso

Saiba que esportes presentes nas Olimpíadas queimam mais calorias para você poder praticar também, mesmo não sendo um atleta

Confira Também

As Olimpíadas são um dos eventos mais importantes do mundo. Desde que os jogos eram realizadados pelos gregos, a competição reúne diversos atletas de diferentes nacionalidades para mostrar suas habilidades nas modalidades esportivas. Hoje, os Jogos mantêm essa característica e os atletas dão show em suas perfomances. Dá até vontade de praticar algum desses esportes, não é mesmo? 

Então aqui vai a boa notícia: nem todas as modalidades apresentadas nas Olimpíadas são impraticáveis para nós, pobres mortais. Alguns, inclusive, podem fazer muito bem para a saúde dos praticantes e ajudar a emagrecer. É o caso desses 10 esportes que selecionamos para qualquer pessoa encarar sem grandes dificuldades.  

#1 Boxe - 326 calorias por hora
A velha arte do pugilismo é uma das modalidade olímpicas que mais contribuem para perder aquela barriguinha, além de ser ótima para extravasar a raiva de vez em quando. Várias academias de luta oferecem a chance de treinamento, que vão desde o nível mais básico, para iniciantes, até o mais difícil.

#2 Ciclismo - 306 calorias por hora
O ciclismo já está bastante inserido no dia a dia de muitas pessoas, que aproveitam as bikes como uma chance de escapar do caótico trânsito urbano e se locomover com maior facilidade ou apenas por esporte em parques. Comprar uma bicicleta ou desencostar aquela velha da parede pode ser um ótimo jeito de se livrar dos quilos a mais e ainda aproveitar para dar uma volta.

#3 Judô - 262 calorias por hora
Esse esporte de combate tem como principais objetivos fortalecer tanto o físico quanto a mente e o espírito, de acordo com suas origens orientais. Desde sua criação, ele encontrou grande aceitação e conquistou praticantes em todo o mundo. No Brasil não foi diferente e o judô pode se encontrado em diversas academias, além de torneios nacionais de grande destaque.

#4 Taekwondo - 262 calorias por hora
De origem coreana, essa arte marcial utiliza muito os punhos e chutes contra o adversário, além de habilidades de esquiva e bloqueio de golpes. Nas academias, pratica-se o taekwondo olímpico, que dá preferência aos chutes. Segundo sua cultura de origem, é um esporte capaz de ajudar a vencer dificuldades pessoais e desenvolver outras áreas da vida pessoal através da ética empregada.

#5 Futebol - 510 calorias por hora
Dispensa apresentações no país do futebol. Uma pesquisa dinamarquesa constatou que uma partida futebol é mais eficiente do que uma corrida para emagrecer e gerar massa muscular, além de deixar seus praticantes menos cansados e mais dispostos para se exercitar. Essa é uma boa notícia para aqueles que adoram jogar uma pelada com os amigos. Mas vale lembrar que essas calorias perdidas podem ser encontradas novamente no copo de cerveja depois da partida, então é melhor tomar cuidado se quiser emagrecer mesmo.

#6 Natação - 250 calorias por hora
Além da simples diversão, a natação serve também como uma atividade física bastante útil e um esporte altamente disputado. É claro que nem todo podem ser um Michael Phelps nas piscinas, mas todos podem aproveitar os benefícios que a modalidade oferece. Uma dieta melhor e mais autocontrole são essenciais para que a natação ajude a emagrecer. Por ser feito na água, há outro benefício: o baixo impacto nas articulações. 

#7 Rugby - 211 calorias por hora
Ainda pouco difundido no Brasil, o rugby é um esporte concebido como uma variação do futebol. É uma modalidade de grande contato físico, o que pode ficar violento às vezes (felizmente as regras previnem contra pancadarias). No Brasil, o rugby chegou no século XIX e apesar de ser menos praticado e conhecido, existem times profissionais e amadores que incentivam a prática.

#8 Basquete - 204 calorias por hora
Outra modalidade já bastante conhecida e amplamente praticada que tem como um de seus muitos benefícios o alto gasto calórico. Além da perda de peso decorrente do esforço físico aplicado durante as partidas, o basquete ainda ajuda os praticantes a desenvolver habilidades coordenativas e condicionantes (resistência, força, velocidade). 

#9 Tênis - 240 calorias
O tênis é um daqueles esportes que promove o emagrecimento sem os jogadores nem mesmo perceberem. Ele ajuda a movimentar o corpo inteiro e incentiva o desenvolvimento de massa muscular em cada partida, além de divertir bastante.

#10 Levantamento de peso - 153 calorias 
Pode parecer uma grande contradição para quem conhece o esporte e o esforço físico que ele exige, mas o levantamento de peso é a modalidade que queima menos calorias entre os esportes citados aqui. Deve ser praticado sempre acompanhado de um profissional qualificado em academias. A perda de peso acontece através do aumento do metabolismo proporcionado pelo esporte e é ótimo também para tonificar músculos. 


Luis Carvalho