Economize na bomba de gasolina De olho no consumo. Regras simples podem trazer até 30% de economia de combustível. Veja dicas que seu bolso irá agradecer! gplus
   

Economize na bomba de gasolina

De olho no consumo. Regras simples podem trazer até 30% de economia de combustível. Veja dicas que seu bolso irá agradecer!

Confira Também

O constante aumento do preço dos combustíveis no país exige que os motoristas busquem cada vez mais alternativas economizar. Reduzir os gastos com o veículo faz diferença no orçamento. Algumas simples atitudes podem diminuir significantemente os gastos com álcool, gasolina ou diesel.

O preparador de motores para competições e mecânico Victor Silvério, e o engenheiro e gerente de tecnologia da Rede de postos da Petrobras Antônio Alexandre Ferreira Correia alertaram sobre alguns cuidados simples e que produzem um bom resultado final. Anote as dicas e tente seguir os conselhos dos profissionais do ramo. Seu bolso vai agradecer.

Reduza o peso
Teoricamente, todo e qualquer peso transportado no veículo vai trazer um aumento no consumo. Por este motivo, é recomendado que só se leve o necessário. Evite guardar no porta-malas objetos que deveriam estar em um armário do escritório ou em casa. Estudos apontam que cada 50 quilos representa o aumento de 1% no consumo.

Atenção ao alinhamento
Não deixe o carro com a direção desalinhada. Isso aumenta a resistência ao deslizamento do veículo fazendo com que o mesmo necessite de mais energia para se locomover, e consequentemente eleva o consumo.

Calibre os pneus
Mantenha sempre os pneus calibrados. Pneu vazio oferece mais resistência no atrito com o asfalto. Os novos pneus ecológicos, chamados de “pneus verdes”, ajudam a locomoção do carro e causam economia de até 10%.

Troca de marchas
Não é recomendado “esticar” as marchas porque isso fará com que o motor trabalhe em rotações mais elevadas, o que também aumenta o consumo do automóvel. Atualmente o manual do proprietário traz o RPM (rotações por minuto) correto para efetuar as mudanças.

Aerodinâmica
Tenha em mente que a aerodinâmica do carro é sempre calculada com as janelas fechadas. Ou seja, para o carro “cortar o vento” com mais facilidade é importante que esteja com os vidros fechados. Caso contrário, o vento que entra no carro acaba retido na parte traseira, aumentando seu arrasto aerodinâmico. Estamos falando de até 10% de economia com o veículo acima de 80 Km/h com os vidros devidamente fechados.

Aquecimento do veículo
Nunca espere o carro esquentar com ele parado. Essa medida era necessária para os veículos que utilizavam carburador. Desde o fim da década de 1990, todo carro é vendido com injeção eletrônica, que regula a aceleração e não permite que ele morra, mesmo quando frio e movido a etanol. De toda forma, com o motor frio, evite passar das quatro mil rotações por minuto, além do consumo ser maior em ciclo frio, podem ocorrer avarias aos componentes do motor.

Mantenha a calma
Quando pegar a estrada, acelere o suficiente para dar o deslocamento necessário ao carro. Na estrada, metade da força que o motor produz é apenas para superar o atrito do carro com o vento. Uma retomada brusca de velocidade dos 90 Km/h até 120 Km/h pode gerar um aumento de até 30% no consumo do veículo.

Abasteça no lugar correto
Faça os cálculos antes de sair de casa à procura de um posto mais barato. Caso o posto seja muito longe ou não esteja no seu caminho, o “lucro” pode ser consumido no trajeto até o local. Faça as contas e analise se não compensa pagar R$ 0,10 a mais por litro e rodar menos. 

DICA: Já existem alguns apps que ajudam você a economizar na hora de abastecer.

Ar condicionado
Ar condicionado muitas vezes parece ser a melhor solução para países tropicais como o Brasil.Porém, se estiver em tempos de economia, use apenas o ventilador do carro. Ao pressionar o botão do ar condicionado, poderá aumentar em até 20%  seu consumo. Isso acontece porque o ar utiliza a força do motor para funcionar. Note que o carro parece “perder força” com o ar ligado.

Bagageiros
Remova todos os acessórios que não for utilizar. Bagageiros podem aumentar o consumo de combustível tanto por seu peso quanto pela aerodinâmica. 

Ladeira acima
Acelerações durante subidas fazem com que o carro beba mais. Quando for encarar um aclive, o indicado é que acelere antes que ele se inicie, assim conseguirá manter uma velocidade constante e melhor, além de economizar.

Ladeira abaixo
Nas descidas, esqueça a famosa “banguela”. Desça com o carro engrenado. A injeção eletrônica faz a leitura da aceleração com o carro engatado e reduz automaticamente a quantidade de combustível enviado para a câmara de combustão, o que não acontece com o veículo em ponto morto, quando a injeção não exerce essa influência.

Não acelere parado
Com o carro parado, não acelere. Alguns motoristas costumam dar aquela última acelerada  ao parar, o que só faz o veículo consumir mais e em carros turbinados pode ser responsável por danos e graves avarias. Ao ligar o veículo também não é necessário acelerar, isso danifica o catalizador e aumenta o consumo. Mais uma vez, a injeção eletrônica se encarrega da aceleração ideal ao dar a partida.

Reserva
Evite andar com o carro na reserva. Esse hábito força a bomba de combustível, que pode resultar em queima precoce e aumenta o consumo. Quando pensamos que “quando o carro está de tanque cheio, parece ser mais econômico” isso é uma realidade.

A melhor vaga
Não perca tempo e combustível dando voltas em busca da melhor vaga na rua. Esse costume aumenta o gasto e muitas vezes não resulta numa “boa vaga”. Em shoppings, entre num corredor e desligue o motor, até encontrar alguém de saída.

Rampa
Não controle o carro no acelerador e embreagem quando parado em subidas. Use o freio.

Economia de energia
O sistema elétrico do carro é controlado diretamente pelo giro do motor. Quanto mais dispositivos estiverem utilizando a energia do carro, mais combustível ele consumirá para carregar a bateria. Caso precise carregar um celular ou coisas do gênero, assim que concluir, o desconecte. Sistemas de som potentes, subwoofers e DVD’s também entram na lista dos “gastões”.

Indício de desperdício
Atenção às rodas. Quando as que possuem disco de freio ficam constantemente sujas com um “pó preto” é sinal de que anda abusando das frenagens. A sujeira demonstra o desgaste das pastilhas de freio, que soltam essa espécie de “grafite” com o atrito com o disco. Isso indica que o condutor anda exagerando nas acelerações e, como consequência, abusa mais do sistema de freio. Ande devagar e mantenha distância do carro que vai à frente, além de evitar acidentes, o carro consumirá menos e exigirá menos manutenção.

Use o carro somente quando necessário
Veículos chegam a consumir até 30% a mais com o motor frio. Ou seja, se pegar o carro para ir à padaria ou outro local próximo e parar, voltar, andar mais um pouco e parar, o carro irá trabalhar sempre no ciclo frio e beberá mais.

Simples atitudes podem mudar o saldo da conta bancária sem fazer com que o proprietário do veículo precise mudar sua rotina. Mantenha também a manutenção do carro em dia. Certos problemas causam um aumento de até 60% do consumo, por isso, é importante fazer revisões preventivas nos veículos. Mantenha também uma planilha de gastos do carro e acompanhe para ver se ele não vem consumindo mais com o passar dos meses. Não se esqueça de que para a planilha dar certo será necessário sempre que for abastecer completar o tanque.