Quem mais bebe e produz cerveja? Resultado de um levantamento encomendado por empresa alemã surpreende. Brasil deixa a desejar no consumo gplus
   

Quem mais bebe e produz cerveja?

Resultado de um levantamento encomendado por empresa alemã surpreende. Brasil deixa a desejar no consumo

Confira Também

Uma pesquisa encomendada pela empresa alemã Barth-Haas Group, líder mundial na produção e fornecimento de lúpulo, um dos ingredientes da cerveja, revelou quem são os maiores fabricantes e consumidores da bebida. O levantamento, correspondente ao ano de 2011, foi feito com dados dos 40 países que, juntos, representam 91,8% da produção global.

Mas engana-se quem pensa que somos um dos maiores beberrões de breja do mundo. No que tange à produção, mandamos muito bem, já que o Brasil é o terceiro maior fabricante da bebida, atrás apenas de China e Estados Unidos. Mas com relação ao consumo, estamos apenas no 15º lugar. 

Não tem jeito, os europeus são os campeões de derramamento de cerveja goela abaixo do planeta. As cinco primeiras posições desse ranking são ocupadas, respectivamente, por República Tcheca, Áustria, Alemanha, Polônia e Irlanda. 

Os tchecos são os caras quando o assunto é virar copo. O consumo per capita no país é de 143 litros, numa população de menos de 11 milhões de habitantes. Para se ter uma ideia de tamanha discrepância, no Brasil, que tem 190 milhões de cabeças em seu território, a ingestão é de 62 litros por pessoa. E esse número pode cair, pois, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o preço da breja deve sofrer um reajuste de 5%. 

Mas quando o assunto é fabricação de cerveja fazemos bonito. O País colocou nos freezers daqui e do mundo 13,3 bilhões de litros da bebida. Segundo a Barth-Haas Group, houve um salto de 3,34% em comparação aos números registrados em 2010. E com a nossa colaboração, a AB InBev, uma empresa belgo-brasileira, é responsável por cerca de 20% da produção mundial, de acordo com a consultoria Barth Report, sendo a maior companhia do setor no planeta. 

Mas quem surpreende no quesito fabricação é a China, com impressionantes 48,9 bilhões de litros, no ano passado. Mas os asiáticos são claramente exportadores, já que sua população, a maior do globo, teve um consumo per capita tímido, em 2011, de 36 litros. Para se ter uma ideia do poderio das cervejarias chinesas, os Estados Unidos, segundo colocado entre os produtores mundiais, engarrafou e enlatou menos da metade dos orientais: 22,5 bilhões de litros.

Mas se formos comparar ingestão e fabricação, podemos dizer que a Alemanha é a nação da cerveja, já que os criadores da Oktoberfest produziram 9,5 bilhões de litros da bebida (5º lugar no ranking mundial) e consomem, em média, 107 litros por pessoa, terceira posição entre os países mais beberrões.

Confira a lista dos cinco que mais fabricam e bebem cerveja no mundo:

- Produtores
1º China – 48,9 bilhões de litros
2º Estados Unidos – 22,5 bilhões de litros
3º Brasil – 13,3 bilhões de litros
4º Rússia – 9,8 bilhões de litros 
5º Alemanha – 9,5 bilhões de litros

- Consumidores
1º República Tcheca – 143 litros per capita
2º Áustria – 108 litros per capita 
3º Alemanha – 107 litros per capita
4º Irlanda – 94 litros per capita 
5º Polônia – 89 litros per capita