Você se vira na cozinha? Não é todo cara que sai de casa sabendo fazer um arroz soltinho ou temperar um feijão. Vai uma ajuda aí? gplus
   

Você se vira na cozinha?

Não é todo cara que sai de casa sabendo fazer um arroz soltinho ou temperar um feijão. Vai uma ajuda aí?

Confira Também

Morar sozinho é a realização do sonho da maioria dos homens. A oportunidade geralmente vem na hora de ir para faculdade, especialmente quando você vai estudar em outra cidade. Mas a vida longe de casa não é só independência, liberdade, festas e ninguém te mandando arrumar a cama. Ela também apresenta desafios. Um exemplo: vai comer o que?

É, a mamãe e a empregada não vão estar mais lá para preparar suas refeições. A primeira opção que vem a mente é fazer todas as refeições fora de casa. Faça as contas e repense: comer fora todo dia é caro e não cabe no orçamento de todo mundo. Você também pode apelar para os alimentos prontos congelados e no bom e velho miojo, mas comida industrializada está longe de ser sinônimo de alimentação saudável.

Chico Spagnolo, 24 anos, mudou de Limeira, interior de São Paulo, para capital em 2007 e revela seus perrengues na cozinha: “No começo, eu era ruim: fazia lá meu ovo, apelava para temperos prontos quando queria dar sabor ao bife e até arriscava cozinhar um arroz – que sempre queimava. Com o tempo, piorei. Enchi o estoque com produtos que tinham mais sódio do que livro de química de um vestibulando e, por isso, comecei a engordar.”

Está se reconhecendo? Não preocupe, Chico superou essa fase e hoje prepara até risoto. Para chegar lá também faça como ele e ouça as sábias palavras de quem sabe se virar bem entre panelas e ingredientes. No caso dele foi uma amiga e a mãe.

“Um dos pratos típicos dessa época era o bolo de caneca, que uma amiga da faculdade me ensinou a fazer. Era só colocar os ingredientes tradicionais de um bolo (farinha, açúcar, leite e ovo) em uma caneca, cronometrar 3 minutos no microondas e se deliciar. Depois de uns meses, comecei a criar meus próprios bolos usando a lógica da caneca. O pessoal da república também entrou nessa onda, tanto que fomos obrigados a comprar mais canecas”, revela.

Com a mãe, ele aprendeu fazer torta de espinafre: “A primeira vez que eu fiz o prato foi lá em Limeira, sob a supervisão dela. Foi legal porque ela me passou algumas dicas básicas sobre a arte culinária: como cortar cebola, como saber que a massa está boa, o jeito certo de untar a fôrma, enfim, toques primários, mas muito válidos.”

Para você sair do aperto, conversamos com a blogueira Vanessa Nunes, do blog Socorro na Cozinha e pegamos algumas dicas de coisas que todo homem precisa saber fazer na cozinha antes de morar sozinho.

Arroz de microondas - esse não dá para queimar
Ingredientes: 1 colher (sopa) de óleo, 2 dentes de alho, 2 xícaras de arroz, 4 xícaras de água fria, 1 colher (Che) de sal.
Modo de preparo? 
Coloque num refratário, pode ser de plástico ou de vidro, o óleo e o alho já picados e leve ao microondas, potência alta por um minuto e meio, só para dourar o alho. Adicione o arroz, a água e o sal. Misture, coloque a tampa, mas sem cobrir todo o refratário e cozinhe por 18 minutos.

Bife Acebolado
Ingredientes:  500g de bifes de contrafilé limpos e cortados (isso deve dar uns 4 bifes. Se for ao mercado, procure uma bandeja daquelas que já tem o bife cortadinho), 1 colher (sopa) de vinagre, ½ xícara de água, 2 cebolas cortadas em rodelas (retire as primeiras camadas da cebola para descascar antes de cortar em rodelas), sal a gosto e óleo.

Modo de Preparo: Em uma frigideira quente, em fogo médio (na metade do marcador), coloque um fio de óleo e deixe aquecer. Coloque os bifes na frigideira.  Veja quantos bifes cabem na sua frigideira, deixando um espaço entre eles, sem ficar um sobre o outro.

Com um garfo, levante a beirada dos bifes para ver se estão dourando. Tempere com sal (use a ponta dos dedos ou um saleiro para temperar a carne em todo o seu comprimento). Tenha bom senso! Pense que está colocando sal na sua comida, igual faz em seu prato quando precisa. Se os bifes estiverem dourados, vire-os para dourar do outro lado. Faça a mesma coisa do outro lado, veja com um garfo se já está no ponto. Se estiver, tire da frigideira e termine de fritar todos os bifes. Mantenha-os aquecidos, guardando no forno ou no microondas.

Agora que você já preparou os bifes, vamos para o molho acebolado. Você vai usar a “sujeira” da frigideira. Acrescente o vinagre e deixe ferver. Adicione a água, dê uma misturada para o “marronzinho” do fundo se soltar e prove o sal. Se achar que está faltando, coloque uma pitada a mais. Acrescente a cebola e deixe no fogo até ela amolecer e já pode desligar o fogo.
Pegue os bifes de novo, passe-os para o recipiente onde vai servi-los e despeje o molho com as cebolas por cima.

Ovo frito
Ingredientes: 1 colher (sobremesa) rasa de manteiga, 1 ovo, 1 pitada de sal.
Modo de preparo: Em fogo médio, derreta a manteiga numa frigideira e adicione o ovo. Quando ele começar a endurecer, coloque uma pitada de sal a gosto. Em seguida, com uma colher, vá recolhendo a manteiga derretida no fundo e jogando por cima do ovo, principalmente em cima da gema. Pode fritar com azeite também. Uma colher de sopa é uma boa medida.

Bolo de microondas
Ingredientes: 1 ovo pequeno, 3 colheres (sopa) de óleo, 4 colheres (sopa) de açúcar, 6 colheres (sopa) de leite, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, 4 colheres(sopa) de farinha de trigo, 1 colher (café) de fermento em pó, 1 colher (chá) de margarina.

Modo de preparo: Primeiro, você precisa de uma caneca com 300 ml ou mais. Coloque o ovo na caneca e bata com um garfo. Adicione o óleo, o açúcar, quatro colheres de leite, duas colheres rasas de chocolate em pó e mexa.  Acrescente a farinha de trigo, o fermento em pó, misture e leve ao microondas por três minutos em potência máxima. Para a cobertura: junte duas colheres leite, a margarina, uma colher de sopa rasa de chocolate e ponha no microondas por 30 segundos, em potência alta. Depois é só despejar sobre o bolo ainda quente.