6 dicas para comprar um carro usado Lataria, parte elétrica, pneus... Saiba o que você deve observar antes de comprar um carro que já rodou por aí gplus
   

6 dicas para comprar um carro usado

Lataria, parte elétrica, pneus... Saiba o que você deve observar antes de comprar um carro que já rodou por aí

Confira Também

Não é porque você é homem que nasceu com o manual dos carros implantado na cabeça, certo? E não é vergonha reconhecer seus limites no que se refere a comprar um carro usado. Há quem diga, inclusive, que comprar carro 0 km é uma bobagem, onde se perde dinheiro à toa. 

Para saber se isso é mesmo verdade, conversamos com Elcio, mecânico há 16 anos. Confira algumas dicas do especialista para analisar o que vale a pena e o que tem que ser revisto nos carros usados que vão entrar na sua lista de preferências antes de fechar negócio. 

Mas, se você não tem um Elcio de confiança, vale levar um mecânico indicado por amigos no ato da compra, assim não vai ter como ser passado pra trás. 

#1 Freios
Observe o nível do fluído de freio. Recomenda-se a sua substituição anualmente. Se quando você pisa no pedal do freio ele faz barulho, isso pode significar pastilhas gastas. As lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros. 

#2 Motor
Veja as correias dentadas do alternador, bomba de água, direção hidráulica e do ar-condicionado. Verifique as mangueiras do combustível para ver se não estão ressecadas ou folgadas.

#3 Suspensão
Verifique os componentes: eixos, molas, rolamentos, pivôs, terminais, juntas homocinéticas, coxins, bandejas, batentes e buchas. Os amortecedores devem ser substituídos no mesmo período que a lona. Pressione também o carro para baixo. Ele deve subir uma vez e parar. Se não o fizer, significa que os amortecedores estão sem função.

#4 Rodas e pneus
Os pneus precisam ser trocados quando as marcas de desgaste (um triângulo ou as letras TWI impressas na lateral deles) são atingidas. Deve-se fazer o rodízio a cada 10 mil quilômetros, além do alinhamento de rodas e direção. 

#5 Elétrica
Confira se todas as luzes acendem, pois a falta de uma delas pode diminuir sua segurança e resultar em multa.

#6 Lataria
Hoje em dia a técnica para reparar batidas está cada vez melhor e muitos ainda conseguem arrumar carros batidos sem que o registro do sinistro apareça. A dica é procurar um despachante que possa obter informações sobre o prontuário do carro no Detran e além do mecânico, levar um funileiro para dar uma olhada.