Calendário Pirelli se entrega à força feminina Desde 1964 conhecido por ilustrar belas modelos em poses sensuais, o Calendário Pirelli 2016 aposta em mulheres ilustres gplus
   

Calendário Pirelli se entrega à força feminina

Desde 1964 conhecido por ilustrar belas modelos em poses sensuais, o Calendário Pirelli 2016 aposta em mulheres ilustres

Confira Também

Publicado desde 1964, o Calendário Pirelli ficou muito conhecido por estampar belas modelos em poses sensuais e quase sempre nuas. Para sua 43ª edição, lançada no último dia 30 de novembro em Londres, a empresa italiana resolveu inovar. Ao invés de dar espaço às fotos picantes, ela procurou valorizar a força das mulheres.

A peça publicitária que já contou com renomados fotógrafos, como Steve Mccurry, Mario Sorrentino e Steve Meisel, em 2015 foi Annie Leibovitz que, pela segunda vez, assumiu o posto. Mas diferente das fotos de bailarinas sensuais que foram tiradas pela fotógrafa para o Calendário Pirelli de 2000, dessa vez foi bem diferente.

Para o Calendário Pirelli 2016 , Leibovitz tirou fotos de mulheres ilustres, reconhecidas por seus feitos. Para fazer “algo completamente diferente, mas ainda simples” a fotógrafa preferiu utilizar o preto-e-branco e fazer todas as fotos dentro de estúdio. Segundo ela, sua intenção foi trazer as mulheres “exatamente como elas são”.  

Por conta dessa reinvenção, o ensaio deixou o nu artístico um pouco de lado, com duas exceções: Serena Willians, que para evidenciar sua musculatura, posou de costas sem a parte de cima da roupa; e Amy Schumer, que aparece de forma natural, sentada com um copo na mão.

Além de Amy Schumer e Serena Willians, outras 11 mulheres influentes foram fotografadas. Entre elas estão: Patti Smith, cantora de rock; Yoko Ono, artista e ativista; Yao Chen, atriz chinesa e Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissiariado da ONU; Mollody Hobson, presidente da Ariel Investments; Tavi Genvinson, fundadora da revista online Rookie ; Kethleen Kennedy, produtora e ; a presidente da LucasFilm; Ava DuVernay, diretora de cinema; Natalia Vodianova top model russa, Franz Lebowitz, escritora e crítica; Agnes Gund, colecionadora de arte que posou com sua neta Sadie Hope-GundShirin Neshat, artista plástica iraniana. 

Em época que a voz feminina a cada dia ganha mais espaço, Annie Leibovitz afirma que esse calendário “é um documento de nosso tempo”.

Para ver todas as fotos do Calendário Pirelli 2016, entre em nossa galeria.


Guilherme de Souza Guilherme