7 Passos para fazer chupeta no carro Xi, a bateria arriou? Confira dicas preciosas para não ficar preso no acostamento quando a caranga não der a partida! gplus
   

7 Passos para fazer chupeta no carro

Xi, a bateria arriou? Confira dicas preciosas para não ficar preso no acostamento quando a caranga não der a partida!

Confira Também

Nem sempre a bateria arria porque você esqueceu a luz interna ou o rádio ligado. Com a chegada do inverno, o frio deixa o óleo lubrificante mais denso, eliminando as folgas entre as peças do motor. Por causa disso, o carro acaba consumindo mais bateria nos meses mais gelados, e quando você menos espera, porque acabar ficando na mão na hora de dar a partida.  

Mas você não precisa manjar tudo de bateria de automóveis para resolver o seu problema. Na verdade, quando isso acontecer, tudo o que você mais vai desejar se resume em duas coisas: outro veículo com bateria carregada e um cabo de transmissão de carga, o famoso cabo de chupeta. Veja a seguir como resolver a questão em sete passos e seguir viagem! 

1) Aproxime o carro com carga do veículo arriado. Garanta que ambos estejam ligados e com o capô levantado, mas jamais tocando um ao outro.

2) Em primeiro lugar, conecte o pregador de cabo vermelho no terminal positivo da bateria que morreu. Isole as outras pontas da que estiver plugando, pois o contato pode causar curto-circuito. A recomendação é soltar as duas restantes no chão enquanto pluga as duas primeiras. 

3) Plugue o outro pregador de cabo vermelho (positivo) no terminal positivo da bateria carregada. Enquanto estiver movimentando as pontas correspondentes, isole um pregador do outro, pois se eles se encostarem, também haverá curto.

4) Conecte a ponta do cabo preto no terminal preto da bateria que está boa. A ideia de conectar as pontas negativas depois tem um propósito: reduzir as chances de curto-circuito. Se a última ponta a ser plugada for vermelha, e você esbarrar ela em alguma parte de metal, haverá um curto.

5) Plugue o outro pregador de cabo preto no terminal negativo da bateria arriada, ou até mesmo numa superfície de metal que esteja limpa e não seja pintada.

6)  Dê a partida no carro que vai fornecer energia para o outro e mantenha-o ligado por até três minutos antes de ligar o carro com a bateria arriada.

7) Remova os cabos na ordem reversa (os negativos primeiro) e dê a partida no veículo com a bateria arriada. O ideal é mantê-lo ligado por 15-30 minutos para dar tempo do alternador recarregar completamente a bateria. Caso não possa esperar, por segurança, ligue os faróis, rádio, ar condicionado, e todos os equipamentos que consomem energia no carro com a bateria arriada antes de desligar o veículo que está fornecendo energia. Isso irá prevenir qualquer dano à eletrônica do carro resgatado. 


Danilo Barba