VCNOAREA: 5 lições que todo homem pode aprender com a vitória do Cavaliers Os 7 jogos das finais da NBA, o título de campeão e o espírito de equipe do Cleveland Cavaliers ensinam simples e valiosas lições gplus
   

VCNOAREA: 5 lições que todo homem pode aprender com a vitória do Cavaliers

Os 7 jogos das finais da NBA, o título de campeão e o espírito de equipe do Cleveland Cavaliers ensinam simples e valiosas lições

Confira Também

* Bruno Miranda, especial para o AreaH

No último jogo da série das finais da NBA, disputado por Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors, estavam em quadra muito mais que somente os dois melhores times do campeonato. De um lado estava a equipe que quebrou inúmeros recordes durante a temporada, que era a favorita, que vencia a série por 3-1, que era o atual campeão. E jogava em casa. Mas do outro lado havia um fator que poderia simplesmente ignorar tudo isso: LeBron James. Nascido numa cidade bem próxima a Cleveland, LeBron voltou para o Cavaliers dois anos atrás e fez uma promessa: ser campeão com o Cleveland Cavaliers, pela primeira vez na história da franquia. E cumpriu.

Esses 7 jogos, o título de campeão e o espírito de equipe do Cleveland Cavaliers podem te ensinar algumas lições:

#1 Acredite em você
LeBron James disse várias vezes que todas as apostas estavam contra a possibilidade de um menino nascido em Akron, filho de mãe solteira, chegar na NBA, a liga americana de basquete, e se tornar profissional. 
Mas ele acreditou em si, começou a praticar, ignorou quem tentou pará-lo e logo começou a destacar-se por sua força, técnica e velocidade, e bom, no ultimo domingo transformou-se no maior herói da cidade de Cleveland.

É verdade, LeBron foi de um jovem promissor a alguém que "ganhou" a obrigação de conduzir uma franquia nada acostumada com o sucesso, ao título. E para isso ele precisou fracassar. Não foi uma, nem duas, mas três vezes, até chegar com o time no maior estágio da NBA e ainda assim ser derrotado no início, para enfim trilhar o clube no caminho da vitória.

"Você pode ser a única pessoa que restou que ainda acredita em você, mas é o suficiente. Só é preciso uma estrela para perfurar o universo da escuridão. Nunca desista." - Richelle E.

#2 Às vezes é preciso ignorar as estatísticas
Esta temporada do Warriors (time adversário de LeBron) começou de uma forma excepcional. Os caras foram quebrando recordes atrás de recordes, tanto em equipe como alguns individuais. Bateram o time de Michael Jordan – antigos detentores do recorde – passando a ter a melhor temporada (73-9), melhor início de temporada (24-0), maior sequência de vitórias em casa (54), maior quantidade de 3 pontos marcados na temporada regular (Stephen Curry), maior quantidade de 3 pontos marcados num único jogo de playoff (Klay Thompson), e a lista continua... o Warriors estava imbatível…

Já nas finais, tinham o placar de 3-1 a seu favor, precisando de só mais uma vitória para erguer a taça. E lá vai a estatística novamente: nenhum time (NENHUM) tinha conseguido reverter este placar numa final de NBA. Até domingo.

Mas o que todos esses números acima querem dizer? Bom, poderiam significar que eles eram o melhor time da temporada, poderiam significar que o Golden State tinha o melhor elenco e poderiam, também, significar que Stephen Curry seria MVP das finais, não é? Bom... poderiam.

O Warriors possuía a melhor campanha da temporada regular de todos os tempos. LeBron e o Cavs estavam batalhando com um time que já estava fazendo história. Eles tinham o time  dos sonhos da NBA.

Mas no final de tudo isso, aprendemos que as estatísticas podem não servir de nada. Elas podem sim, dar um status maior, dar mais confiança e até impor mais medo no adversário, mas uma coisa elas não fazem: ganhar o título. E foi isso que vimos este ano.

#3 Saiba trabalhar em equipe
LeBron James é um dos melhores jogadores da atualidade e um dos melhores de todos os tempos. Ele foi unanimemente escolhido MVP das finais por uma boa razão. Durante os sete jogos das finais, LeBron teve uma média de 29,7 pontos, 11,3 rebotes, 8,9 assistências, 2,3 bloqueios e 2,6 roubadas de bola. Na verdade, ele foi o único jogador a alcançar tais números.

Não sou nenhum grande especialista em basquete mas uma coisa eu posso afirmar: é preciso de um time unido para vencer, não só uma estrela.

Para isso, LeBron teve nessas finais a ajuda do companheiro de equipe Kyrie Irving. Ele que se machucou e não participou das finais do ano passado, pode se recuperar e chegar ao título este ano. Junto com LeBron, conseguiu fazer 41 pontos (cada um) em uma partida das finais. Jamais feito por quaisquer outros jogadores da história.

Além dos pontos importantíssimos conquistados por Irving, J.R. Smith acertou bolas de 3 pontos em momentos decisivos, principalmente no Jogo 7, trazendo o Cleveland de volta pro jogo. Também participou muito bem na defesa, assim como Tristan Thompson, que marcou muito bem um dos melhores jogadores adversários - Draymond Green. Ou seja, ninguém joga sozinho num esporte coletivo.

O mesmo pode ser dito em relação a nós. Seja no trabalho ou na vida pessoal, é impossível fazer tudo sozinho, saber trabalhar com outras pessoas é fundamental para o sucesso individual e em equipe.

#4 Mesmo no topo, ainda podemos ser melhores
Não importa qual seja a situação, motivo, barreiras e dificuldades que você já passou ou está passando. Você pode fazer mais. Sempre haverá um caminho que você poderá seguir e fazer melhor.

O Rei de Cleveland pode ilustrar: LeBron já havia sido campeão da NBA 2 vezes, e escolhido MVP (Most Valuable Player) das Finais também 2 vezes. Além de 4 vezes MVP da temporada, 3 medalhas olímpicas e muitos outros feitos históricos. Já era considerado um dos melhores de todos os tempos, e talvez o melhor atualmente. Ele poderia se sentir muito satisfeito com tudo que havia conquistado, afinal, poucos jogadores jamais chegariam onde ele já estava. Mas ainda lhe faltava o título com o clube em que ele considera a sua casa. James queria muito trazer esse título para Cleveland, e provou para todos nós que, mesmo no topo, ainda podemos ser melhores.

#5 É preciso respeitar seu adversário
A maneira como eu vejo as finais: Draymond Green mereceu sua suspensão, Steph Curry teve novamente atuações brilhantes e Klay Thompson ainda é muito bom jogador.

Nós podemos realmente destacar o Jogo 7 do Curry. O Warriors começava a ganhar uma pequena vantagem no último quarto. Steph, então, começou a querer se tornar um super-herói, chutou algumas bolas completamente erradas, cometeu até alguns airballs (quando não toca no aro), além de claramente ter sido desestabilizado por LeBron nos últimos 3 jogos.

Curry é um excelente arremessador, PONTO. Ele precisa entender que ainda tem uma carreira para trilhar e precisa jogar muitos anos em alto nível para ser algo como o que LeBron James é.

Precisamos saber quem estamos enfrentando e ter respeito por aquela pessoa, trabalhar duro para vencê-la, matendo respeito. E outra coisa, o jogo REALMENTE só acaba quando termina! Saiba comemorar na hora certa.
Foi incrível como os Cavs voltaram após o 3-1. Um desempenho realmente marcante dos Cavs, mas os Warriors não têm ninguém para culpar além de si mesmos.

(*) Bruno Miranda é de São Paulo (SP) e tem 19 anos. Escreve para o blog Galo Esportes e se diz um apaixonado por esportes e pela força que eles têm para inspirar as pessoas. 



#VCNOAREA
Você também pode escrever para o AreaH como nosso convidado especial, pois acreditamos que TODO HOMEM TEM ALGO A DIZER. Basta encaminhar um texto seu sobre temas que interessam ao homem para o e-mail vcnoarea@areah.com.br. Toda semana, nossa equipe seleciona um post de leitor para publicar no site e compartilhar em nossas redes sociais. Veja mais detalhes aqui