Sobre barbas ruivas Por que tantos homens que não são ruivos possuem barba avermelhada? Entenda! gplus
   

Sobre barbas ruivas

Por que tantos homens que não são ruivos possuem barba avermelhada? Entenda!

Confira Também

Por que muitos caras loiros ou morenos possuem barba ruiva?

Quando meu irmão deixou o bigode crescer na onda de compaixão pelas vítimas de câncer de próstata, descobri um fenômeno novo. Por toda a vida ele teve cabelo escuro e, não mais que de repente, pêlos de um vermelho-escuro profundo brotaram sobre seu buço. Comecei a duvidar de nosso parentesco. Como era possível? Éramos mesmo irmãos? E qualé a dos caras de cabelo escuro que usam barbas ruivas bem cheias? Eles tingem?

Decidi investigar.

Para chegar ao cerne do mistério desses meio-ruivos, entrei em contato com o Erfocentrum, o centro de informações nacional holandês de genética e traços hereditários.

Geneticamente falando, a cor do cabelo é bastante complexa. “Os genes que determinam a coloração do cabelo também se denominam ‘traços hereditários dominantes incompletos’", me contou Petra Haak-Bloem, especialista do centro. "Isso significa que não há um único gene dominante sobre os outros, e sim que todos os genes se influenciam mutuamente.”

Em outras palavras, os mesmos genes podem se expressar de modo diferente numa mesma pessoa. Abre-se as portas para muitas possibilidades. Uma delas é que a cor de seus cabelos difere da dos pelos de seu braço, dos pubianos e da barba.

O tom de cor de cabelo é determinado pela quantidade de melanina, ou pigmento, no cabelo. Seu DNA não somente decodifica o tipo de pigmento que você tem, mas também sua quantidade. “Para as pessoas de pele branca, os tons dependem de dois tipos de melanina: a eumelanina (pigmento negro) e feomelanina (pigmento vermelho). As células capilares de pessoas com cabelos escuros contêm somente a eumelanina. Pessoas loiras têm menos eumelanina. E os cabelos das pessoas ruivas têm predominância da feomelanina”, Haak-Bloem afirmou.

Este texto é uma produção da VICE. Clique para ler a matéria completa.