Aplicativo FindFace permite que estranhos identifiquem você O FindFace identifica qualquer pessoa, quase instantaneamente, com 70% de exatidão gplus
   

Aplicativo FindFace permite que estranhos identifiquem você

O FindFace identifica qualquer pessoa, quase instantaneamente, com 70% de exatidão

Confira Também

Imagine que no meio de uma multidão você fica interessado em uma pessoa e decide fotografá-la. Ao chegar em casa descarrega a foto no computador e, através de um aplicativo, encontra, em segundos, o perfil dessa pessoa numa rede social. Sim, isto é possível.

O aplicativo russo FindFace identifica qualquer pessoa, quase instantaneamente, com 70% de exatidão. Segundo os idealizadores, o aplicativo permite aos usuários cruzar a imagem tirada com mais de 1 bilhão de fotos em menos de um segundo. Deste modo, localizar perfis em qualquer rede social que esteja relacionada com o rosto da foto.

Artem Kukharenko, 26 anos, e Alexander Kabakov, de 29, são os responsáveis pelo app. O primeiro é o informático que criou a tecnologia, o segundo é responsável pelas áreas de marketing e comercial.

Seus criadores alegam que o aplicativo pode ser usado para encontros românticos.  “Se você vir alguém e gostar dessa pessoa, você pode fotografá-la, descobrir sua identidade e, em seguida, enviar um pedido de amizade”, diz o comunicado da empresa. 

Mas o novo aplicativo tem causado confusão na Rússia, pois segundo os habitantes do país o FindFace implica em violação de direito a privacidade.

Além disso, o FindFace também está sendo usado para localizar indivíduos suspeitos, detectados por câmeras de vigilância. De acordo com o jornal britânico “The Guardian”, a empresa negocia disponibilizar o app para os responsáveis pela segurança de casinos do país.

Os jovens já fecharam contrato com Moscou para a identificação de criminosos fugitivos – a cidade dispõe de 150 mil câmaras instaladas pelas ruas. Também não está descartada a hipótese do software ser vendido ao FSB (Serviços de Segurança Federais da Rússia).

O app é gratuito e permite fazer 30 pesquisas mensais, há ainda uma versão paga que permite pesquisar um maior número de identificações.

Até agora, o aplicativo já foi baixado por mais de 500 mil pessoas, entretanto não funciona com o Facebook. Sua utilização principal é na popular rede social russa Vkontakte com mais de 200 milhões de usuários.


Ed Leandro